“O Projeto Campus Sustentável espera que ao longo do tempo surjam mais parcerias deste tipo”

Olá pessoal!

Venho falar sobre a parceria internacional entre o Projeto Campus Sustentável e a Memorial University of Newfoundland, parceria da qual estou encarregado. Sou Guilherme Martinelli (22), faço graduação em Engenharia Elétrica na UNICAMP e estagio no Projeto Campus Sustentável.

Sempre me atrai pela área de engenharia, e mais tarde pela elétrica, por apresentar uma grande variedade de aplicações e por ser uma área que está sempre em constante desenvolvimento, sendo primordial para o avanço das nossas tecnologias, conforto e segurança.

Hoje, minha projeção profissional é a de seguir na área de energias renováveis e eficiência energética, o que me levou a estagiar no Campus Sustentável e tem sido a porta de entrada para me inserir nesse mundo.

Voltando a um tempinho atrás, ao ingressar na UNICAMP, soube que existia a possibilidade de realizar um intercâmbio em alguma universidade parceira nos mais diversos países. Isso despertou meu interesse de poder ter contato com a engenharia sob a perspectiva internacional, além de conhecer novas culturas e línguas. Foi então que surgiu a possibilidade de realizar um intercâmbio de Duplo Diploma na França, onde passei dois anos, dando continuidade ao curso de Engenharia Elétrica.

Essa experiência me mostrou os diversos benefícios de ter um contato internacional, abrindo novos horizontes e me possibilitando a troca de ideias, línguas, culturas e valores, o que não é nada mais do que a própria essência da palavra ‘intercâmbio’.

Vamos falar, agora, sobre a parceria com a Universidade de Newfoundland.

Memorial University of Newfoundland (MUN) é uma universidade sediada em St. John’s, capital da província Newfoundland and Labrador, no Canadá, sendo uma das maiores universidades do Canadá Atlântico. Fundada em 1925, seu nome é em homenagem aos heróis de Newfoundland que deram suas vidas durante a Primeira Guerra Mundial.

Há alguns meses atrás, um grupo de mestrandos em sistemas de energia da MUN nos localizou através deste site e entraram em contato – o que já mostra a importância de ter uma versão em inglês do site.

Estes alunos estão trabalhando em um projeto o qual consiste em desenvolver um campus mais sustentável e mais eficiente do ponto de vista energético. Mais detalhadamente, o projeto trata de realizar um estudo e modelo de uma rede inteligente na Universidade de Newfoundland.

Esta rede teria capacidade de geração renovável para satisfazer pelo menos 25% da demanda atual de energia do campus, teria um Sistema de Gestão de Energia e pontos de recarga para veículos elétricos (eletropostos). Assim que os estudos e modelos estiverem realizados, eles servirão como iniciativa para futuramente serem realmente implementados na Universidade.

Desse modo, a cooperação se sustenta por sermos uma referência nesta área, visto o nosso avanço e desenvolvimento em projetos que se assemelham aos objetivos deles. Assim, os mestrandos gostariam de algumas orientações para ajudá-los neste trabalho. Desde então, fornecemos documentos guiando-os nos tópicos que apresentam dúvidas e agendamos reuniões entre as equipes.

Esta parceria estabelece um contato com uma Universidade estrangeira e nos propiciar uma troca de ideias, perspectivas e realidades. Ela também simboliza um grande passo em direção ao ideal do Projeto Campus Sustentável, que é tornar-se um modelo de gestão e eficiência energética para que universidades ao redor do mundo se inspirem e ajude a tornar o Planeta um lugar mais sustentável.

O Projeto Campus Sustentável espera que ao longo do tempo surjam mais parcerias deste tipo.

Guilherme Martinelli | Graduando em Engenharia Elétrica e estagiário do Campus Sustentável – texto escrito

Giovana Sanches | Campus Sustentável – texto imagético

Stephanie Biasotto | Campus Sustentável – tradução do texto