Eficiência Energética é destaque em premiação no PAEPE na UNICAMP

A cerimônia de entrega do Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE 2023, realizada no dia 11 de dezembro, contemplou com a primeira colocação os Projetos de Eficiência Energética, da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI). Os funcionários da Coordenadoria de Sustentabilidade (CSUS) premiados são Adriana Botelho Dieguez, Fernando Cesar Vieira, Glauco Niro, Marcelo de Campos Garcia Albieri, Renato Lopes Campagnoli, Thalita dos Santos Dalbelo, Vanderlei Braga e William Chinelato. Os projetos que integram a primeira colocação são: 100% Led, Sustentabilidade no Ar e +Fotovoltaica. Adriana Botelho Dieguez, integrante da CSUS da DEPI, relata a emoção por parte da equipe pela conquista.

“São muitos anos de estudo e trabalho. Muito tempo de dedicação, o que não é fácil, a gente sabe, né? É o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Ficamos muito felizes com esse prêmio.”

O consumo consciente e racional da energia, denominada eficiência energética, visa reduzir o consumo energético sem perder a sua qualidade de produção. Trata-se de ações que prezam pelo baixo consumo de energia para que as mesmas funções antes aplicadas continuem funcionando de maneira mais limpa e sustentável possível. Para a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, a intenção é atingir todos os campi da instituição, tornando-se assim um modelo no Brasil e na América Latina.

Segundo dados da Coordenadoria de Sustentabilidade (CSUS), foram alocados 40 milhões de reais do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) da universidade. A meta, além de melhorar os indicadores de sustentabilidade da Unicamp, é de levantar dados georreferenciados e produzir informações geográficas sobre os espaços beneficiados e potencializar a utilização dos recursos economizados na aplicação em permanência estudantil, ensino, pesquisa e extensão.

Já tendo instalado mais de 50 mil lâmpadas, o projeto de eficiência energética 100% LED está em execução. O LED permite menores gastos de consumo, aumentando a eficiência. A meta inicial estabelecida é de instalar 100 mil lâmpadas nos campi da Unicamp. Segundo Adriana, “A universidade já está se programando para comprar só lâmpadas LED, para ter no seu almoxarifado e não ter mais lâmpadas fluorescentes. Pois elas (LED) têm uma vida útil muito maior. A gente está solicitando que a troca seja feita por lâmpada LED de alta qualidade, então é pra durar muito mais e com isso diminuir gastos em manutenção.”

O Sustentabilidade no Ar também faz parte dos projetos de eficiência energética e está em fase inicial. A partir de janeiro de 2024, o objetivo é a substituição de sistemas de ar condicionado de janela e splits antigos. Fernando Cesar Vieira, coordenador do projeto, explica a importância da substituição desses aparelhos.

“Pode parecer muito, mas aqui na Unicamp a gente tem equipamentos de ar condicionado de 1974. O que acontece é que qualquer equipamento de refrigeração, conforme vai passando o tempo, ele vai perdendo eficiência. E por mais que ele funcione ele gasta mais energia.”

Assim como o Sustentabilidade no Ar, estima-se para 2024 a instalação de sistemas de geração de energia nas coberturas de mais de 100 edifícios nos campi da universidade, através do +Fotovoltaica. O projeto apresentou, por meio de simulações, o amplo potencial energético da instituição e, desta forma, a Unicamp poderá tornar-se autoprodutora de energia sustentável no município de Campinas. Ao todo, a força conjunta desses três projetos de eficiência energética pretendem, para os próximos anos, mais conquistas no ramo da energia sustentável. O Coordenador de Geoprocessamento e geógrafo da CSUS, Vanderlei Braga, tem boas expectativas sobre as metas dos projetos.

“O novo pulo do gato, no caso dos três projetos, é trazer, em um futuro próximo, essas informações em tempo real e ao mesmo tempo armazená-las e conseguir fazer um comparativo não só espacial, mas também temporal. Acho que vai ser importante tanto para o nosso caso específico, mas também de forma geral para a universidade. Assim que finalizados os levantamentos, será possível visualizar em web maps e dashboards as informações geográficas, de forma pública ou privada, no Atlas da Unicamp, subsidiando diretamente a gestão e o planejamento da Universidade.”

Marcelo Albieri, membro da equipe de geoprocessamento da CSUS, acrescenta: “O próximo ano será ainda de implantação dos projetos, mas depois disso eu gostaria muito que ocorram mais projetos. Esses projetos têm uma estrutura sequencial, não sendo uma coisa única e fechada na universidade, é possível que a gente consiga ampliar.”

Por meio da liderança do pesquisador e professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador da equipe interdisciplinar de funcionários e bolsistas, os projetos de eficiência energética são realizados através da parceria entre a Coordenadoria de Sustentabilidade (CSUS), o Escritório Campus Sustentável e o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn).

Paola Champi | Reportagem | Gestora de Comunicação do Campus Sustentável Unicamp
José Braga | Fotografia | Vice Prefeito da Prefeitura Universitária Unicamp