Unicamp e Prefeitura de Campinas assinam acordo para parcerias e intercâmbios

Autoridades exibem memorando de entendimentos que permite promover atividades acadêmicas e ações extensionistas entre as instituições

Unicamp e Prefeitura de Campinas assinam acordo para parcerias e intercâmbios

A Unicamp e a Prefeitura de Campinas assinaram, na manhã desta quarta-feira (11), um memorando de entendimentos que pretende ser a porta de entrada para parcerias e intercâmbios em diferentes áreas da administração pública municipal. A ideia, segundo o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, é promover atividades acadêmicas e ações extensionistas, de forma que a Universidade amplie a interação com a Prefeitura e, desta forma, aproxime-se ainda mais da cidade.

Na cerimônia de assinatura, a Unicamp apresentou sete áreas nas quais já tem programas consolidados e que poderiam ser o ponto de partida para parcerias com a prefeitura municipal. Entre elas, estão a de transição energética,  inteligência artificial, biodiversidade e sustentabilidade, emergência climática, nutrição e alimento, mobilidade elétrica e políticas de transporte. (Veja abaixo os projetos apresentados).

O memorando de entendimentos prevê a prospecção, a discussão e a proposição de projetos colaborativos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico e estímulo à inovação. Pretende, ainda, identificar estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos para integrarem as equipes dos projetos, além de oferecer cursos de extensão nas suas várias modalidades e de buscar fontes de financiamento para os projetos de interesse comum.

“De fato, estamos trabalhando muito para que a Universidade possa se abrir para a comunidade, para a cidade de Campinas e para toda a região”, disse o reitor, durante a solenidade de assinatura do acordo.

Cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira (11), na Prefeitura Municipal de Campinas

Cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira (11), na Prefeitura Municipal de Campinas

Meirelles lembrou que a Unicamp tem um corpo docente qualificado e estudantes em fase final de curso, que podem oferecer valiosa contribuição à administração municipal. “Queremos que o que se produz na Universidade em termos de pesquisa e de formação tenha um impacto positivo na sociedade e faça a diferença na vida das pessoas”, disse o reitor.

Meirelles mencionou o HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) — o distrito inteligente que está em desenvolvimento na Unicamp e que recebe o apoio institucional do poder público municipal — como um exemplo do quão produtiva pode ser uma parceria entre as instituições. “Acordos como esse podem impulsionar o desenvolvimento da cidade, da região e, por consequência, pode reproduzir-se pelo país”, avalia.

“A Unicamp é conhecida em Campinas pela área da Saúde, pelo Hospital das Clínicas (HC), e é bom que seja assim. Mas a Universidade não é apenas isso. Podemos interagir intensamente com outras áreas da administração municipal”, disse o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho.

“Essa interação maior nos parece proveitosa e interessante, porque a universidade se aproxima da comunidade, e as pessoas entendem qual é o papel dela. Além disso, estamos vivendo um processo em que nossos alunos precisam, cada vez mais, interagir com a comunidade por meio da extensão”, explica ele.

“Acredito que esse seja o momento em que várias forças se juntaram para dar origem a essa interação, na qual queremos trabalhar intensamente. Quero crer que todos na Universidade irão fazer todo o esforço possível para que isso aconteça de uma forma bastante vigorosa”, finalizou o pró-reitor.

Para o prefeito de Campinas, Dario Saadi, a Unicamp é uma referência no país e pode ser importante na construção e implementação de políticas públicas. “A parceria com a Unicamp é fundamental para nós. Agradecemos a disponibilidade da Universidade em colaborar e a disposição sempre proativa do reitor em ampliar a interação com a cidade”, disse o prefeito.

Paisagem sob Inventário

A cerimônia de assinatura do acordo foi marcada também pelo lançamento oficial das versões e-book e impressa do livro “Paisagem sob Inventário”, que celebra as atividades do décimo aniversário do MAV (Museu de Artes Visuais da Unicamp), em evento que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

“Paisagem sob Inventário” é um projeto derivado do trabalho realizado no ano de 2022 com uma exposição e demais atividades reunidas sob este mesmo título, voltadas à celebração dos dez anos do Museu. O MAV é órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

A pesquisadora do Cepagri Ana Ávila e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho: parceria em várias áreas

A pesquisadora do Cepagri Ana Ávila e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho: parceria em várias áreas

Campus Sustentável e Centro Paulista de Estudos da Transição Energética

Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do Campus Sustentável Unicamp e diretor Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), enfatizou o potencial das iniciativas da Unicamp em contribuir para o aprimoramento das unidades públicas municipais consumidoras de energia. Nos últimos seis anos, a Instituição desenvolveu e consolidou um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe, mas que também pode ser adaptado às necessidades dos municípios, incluindo Campinas.

“A transição energética depende da formação de profissionais novos frente as novas áreas que estão se desenvolvendo no mercado de energia, como eficiência e sustentabilidade energética, mobilidade elétrica, entre outras. Esses profissionais precisam de oportunidades de formação prática em projetos reais e concretos”, frisou Silva, apontando para a experiência adquirida na formação estudantil e profissional a partir das pesquisas aplicadas no Laboratório Vivo de Transição, Eficiência e Sustentabilidade Energética Campus Sustentável Unicamp.

Luiz Carlos P. da Silva, coordenador do Campus Sustentável e diretor do CPTEn, falou também dos projetos que estão em andamento no Laboratório Vivo previstos no Plano Plurianual de Investimentos da Unicamp: 100% Led; Sustentabilidade do Ar; e Mais Fotovoltaico.

Luiz Carlos P. da Silva, coordenador do Campus Sustentável e diretor do CPTEn, falou também dos projetos que estão em andamento no Laboratório Vivo previstos no Plano Plurianual de Investimentos da Unicamp: 100% Led; Sustentabilidade do Ar; e Mais Fotovoltaico.

A proposta, apresentada pelo diretor do CPTEn em colaboração com a Prefeitura Municipal de Campinas, visa estabelecer um escritório de projetos dentro da Unicamp. Esse escritório terá como missão identificar as demandas dos diversos setores públicos municipais e desenvolver soluções específicas para os desafios enfrentados por essas instituições. As soluções propostas serão então disponibilizadas à administração pública, proporcionando uma abordagem colaborativa e orientada para a resolução de problemas, que pode tornar mais sustentável e eficiente a gestão energética em Campinas.

Confira as demais áreas apresentadas pela Unicamp, que podem gerar parcerias com a Prefeitura

1 – Monitoramento do clima de Campinas com base em séries históricas e o Centro de Meteorologia da RMC (Região Metropolitana da Campinas) —Apresentado pela meteorologista Ana Ávila (Cepagri).

2 – Possíveis soluções em inteligência artificial para a gestão municipal — Professor Henrique Nogueira de Sá Earp.

3 – Escritório de apoio a projetos para transição energética na administração pública prefeitura municipal de Campinas — Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva.

4 – Projeto de interação universidade e poder público: melhoria da gestão e das políticas públicas — Professora Milena Pavan Serafim.

5 – Projeto de transporte ferroviário urbano — Professor Auteliano Antunes.

6 – Projeto de medição multidimensional da pobreza — Professor Luiz Renato Vedovato.

7 – Projeto de tecnologia de suporte à transição para mobilidade no transporte público — Professor Madson Cortes.

(Fonte: Proec)

O texto original é do Portal da Unicamp | com inserção da retranca “Campus Sustentável e Centro Paulista de Estudos da Transição Energética” e foto por Inácio de Paula, jornalista bolsista.