“A inovação tem que ser uma bandeira da população”, destaca reitor da Unicamp durante feira para a difusão de conhecimento

“A inovação tem que ser uma bandeira da população”, destaca reitor da Unicamp durante feira para a difusão de conhecimento

Pesquisadores do Projeto Campus Sustentável participaram, nesta terça-feira (11), da programação de aniversário de Campinas, comemorado em 14 de julho. Realizada no Largo do Rosário, a exposição recebeu centenas de visitantes que conheceram iniciativas desenvolvidas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação. Além do reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, estiveram presentes no local Adriana Flosi, secretária municipal de desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação, Dário Saadi, prefeito de Campinas.  

“A inovação tem que ser hoje uma bandeira da população. E nós temos que levar essa bandeira para transformar a vida das pessoas”, destacou Meirelles, categórico sobre o papel das universidades frente aos desafios à inovação.  “O nosso grande desafio é dar esse salto de qualidade e transformar Campinas em uma referência da inovação na região, no estado e no país. Isso é extremamente possível”, pontuou o reitor. 

Quem passou pelo estande da Unicamp pôde conhecer também o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) e a Agência Unicamp de Inovação (Inova). “Estamos aqui com o HIDS, um projeto estruturante para o futuro de Campinas, assim como os institutos de pesquisas, a Unicamp de mãos dadas com a PUC, e todo setor de tecnologia da cidade. Esse projeto vai delinear o futuro da nossa cidade”, comentou Saadi, mencionando o potencial das iniciativas para o desenvolvimento campineiro. “O futuro é inovação e tecnologia. Campinas já está avançada, com o HIDS e outras ações, sem dúvidas, avançaremos muito mais”. 

Além de participar de experimentos científicos baseados na produção e consumo de energia elétrica, o público pode também visitar virtualmente as instalações do laboratório vivo de transição, eficiência e sustentabilidade energética Campus Sustentável Unicamp. “Fazer uma mostra dessa no centro da cidade, disponibilizando isso à população, é outro lado da moeda. Precisamos transformar aquilo feito nos nossos institutos de ciência e tecnologias, nas nossas formações universitárias – que é desenvolver conhecimento – em algo que as pessoas da nossa cidade sintam que faz a diferença na vida delas”, finalizou o reitor.

Texto e fotografia: Inácio de Paula | jornalista bolsista do Campus Sustentável Unicamp e do CPTEn