Pesquisadores da Unicamp recebem Diploma de Mérito Socioambiental de Campinas

Ações da Universidade se destacam pelos benefícios ambientais e o conhecimento produzido por elas pode ser usado no desenvolvimento de novas iniciativas

Os professores Luiz Carlos Pereira da Silva, da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEEC/Unicamp) e Carmenlucia Jordana Penteado, da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), receberam nesta sexta-feira (2) o Diploma Mérito Socioambiental Paulo Nogueira Neto, conferido pela Prefeitura Municipal de Campinas. O diploma condecora personalidades comprometidas com o desenvolvimento de soluções para problemas ambientais. Outras oito pessoas também receberam o diploma, entregue em cerimônia realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal. Há 11 anos, essa cerimônia faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente e, desde sua introdução, nobilitou 63 pessoas.

“Esse reconhecimento nos dá mais força para seguirmos com os desafios dos próximos anos”, agradeceu Silva. Com a geração fotovoltaica consolidada nos campi da Unicamp, o pesquisador destacou que, agora, a geração de energia própria a partir do hidrogênio verde e biogás é o que desafia os trabalhos do Campus Sustentável e do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn). Segundo ele, pesquisadores dessas iniciativas analisam a possibilidade para a implementação de pesquisas e projetos acerca dessa temática. Tanto o professor da FEEC, no campus de Campinas, quanto a professora da FT, do campus de Limeira, ressaltaram a importância do diálogo entre a Universidade e a Administração Pública.

“É muito importante nos aproximarmos dos órgãos públicos, da sociedade pública, da rede de ensino municipal e estadual. Uma oportunidade de troca de conhecimento, experiências, e para mostrarmos o que a Universidade faz”, salientou Penteado. A pesquisadora, integrante da Câmara Técnica de Gestão de Resíduos, rememorou também os esforços empreendidos para a criação do curso de Engenharia Ambiental em Limeira que, nesta segunda-feira (5),  Dia Mundial do Meio Ambiente, comemora 10 anos de criação. “Tenho orgulho muito grande de ter feito parte desse processo. Atuo, especificamente, em ensino, pesquisa e extensão, na área de gerenciamento de resíduos sólidos”, finalizou.

Concebida pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), a honraria contemplou ainda Antônio Cabral Ramos, Ricardo César Lima, Inaya Augusta dos Santos, Lino Azevedo Júnior, Osmar Mosca Diz, e Sandro Tonso. Também estiveram presentes os gestores públicos Vanderley de Almeida, vice-prefeito de Campinas, e Rogério Menezes, secretário municipal da SVDS, além de estudantes da Escola Estadual Carlos Gomes. Aberto ao público, o evento contou com a palestra Campinas +10. Nela, Menezes enfatizou o histórico municipal do desenvolvimento de política ambiental, ocorrido na última década, e a importância da educação ambiental para a conscientização da população campineira.

Paulo Nogueira Neto (1922-2019), pesquisador ambientalista, foi o primeiro secretário nacional da Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema), entre 1973 e 1985. Criada por meio do Decreto n.º 73.030 de outubro de 1973, o órgão era responsável pelas políticas brasileiras de proteção ambiental. Após 15 anos de atuação, a Sema deixou de existir, dando origem ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). O percurso de vida do pesquisador é narrado no texto A trajetória de um ambientalista, Paulo Nogueira Neto, revisitada no centenário de seu nascimento, escrito por Vera Lucia Imperatriz Fonseca, professora do Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP), e Marcos Silveira Buckeridge, diretor do instituto.

• "Atuei diretamente na criação do curso de Engenharia Ambiental (da Unicamp em Limeira). Fui a primeira coordenadora. Aliás, na segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, comemoramos 10 anos da criação do curso", celebrou Carmenlucia Penteado, professora da FT|Unicamp.

Reportagem: Inácio de Paula | jornalista bolsista do Campus Sustentável e do CPTEn
Fotos: Paola Champi | midiáloga bolsista do Campus Sustentável