Programa instala sistema de usinas fotovoltaicas em Limeira

Descerramento da placa das três usinas de energia fotovoltaica que foram instaladas na FCA, FT e Cotil, em Limeira

Um sistema formado por três usinas de energia fotovoltaica foi inaugurado nesta quarta-feira (31) nos campi da Unicamp em Limeira. Com a capacidade de gerar, a partir da luz solar, uma quantidade de energia suficiente para abastecer o equivalente a 300 residências, as usinas foram instaladas na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), na Faculdade de Tecnologia (FT) e no Colégio Técnico de Limeira (Cotil).

De acordo com a Neoenergia Elektro – a empresa responsável pelo sistema –, as usinas vão proporcionar uma redução de aproximadamente 33% no consumo de energia em relação ao verificado atualmente. Segundo a empresa, a redução deverá proporcionar uma economia mensal de cerca de R$ 60 mil na conta de energia dos três campi, por onde passam, diariamente, mais de 3 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários. “Temos como meta ser a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina. É para isso que estamos trabalhando”, disse o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, que esteve no campus da FCA pela manhã, acompanhado da coordenadora geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti.

Segundo o reitor, o programa privilegia uma matriz energética limpa e está em harmonia com a decisão da Unicamp de se alinhar aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A instalação de painéis fotovoltaicos está diretamente ligada à ODS 7, que trata do estímulo ao uso de energia limpa e acessível.

O reitor disse ainda que se mostram viáveis programas desse tipo, que envolvem as universidades, a iniciativa privada e o poder público. “Um evento como este prova que esse tipo de cooperação é possível”, avalia Meirelles. Segundo o reitor, as instituições de ensino superior já demonstraram serem capazes de participar de forma ativa do processo de reindustrialização do país e de auxiliar nesse processo de forma inovadora e sustentável.

O sistema inaugurado em Limeira conta com 978 painéis. E a iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Elektro, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “O nosso dever como organização, além do plano econômico, é reforçar o aspecto social da nossa atuação. E esse dever social está ligado de forma intrínseca nesta parceria com a Universidade”, disse o gerente da empresa, Ricardo Gazolla. “Hoje, a Neoenergia é uma empresa que busca de forma muito latente uma produção de energia verde renovável que não explore a terra, os recursos naturais e nem as pessoas. Nosso objetivo é produzir uma energia que, efetivamente, seja um bem social”, finalizou.

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles: são viáveis programas que envolvem as universidades, a iniciativa privada e o poder público

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Moretti lembrou que a iniciativa está alinhada ao sétimo objetivo do programa de sustentabilidade da ONU, mas ressaltou que esse não é o único objetivo a receber atenção da Universidade. “Tradicionalmente, a Unicamp tem trabalhado com a melhoria da qualidade de vida da população, com a redução da desigualdade e com o combate à pobreza, além de exercer papel fundamental na área da educação ao contribuir para uma formação de qualidade de profissionais”, disse a coordenadora geral. “A Unicamp trabalha na extensão, junto à comunidade, e atua na inclusão, por meio da diminuição da intolerância e do preconceito. Enfim, trabalha em todas as áreas que são hoje as diretrizes da Organização das Nações Unidas”, ressaltou.

Coordenador do programa Campus Sustentável da Unicamp, o professor Luiz Carlos Pereira da Silva avalia que a energia solar é uma alternativa cada vez mais relevante no mundo. “Primeiro é uma energia renovável. O Sol aparece todo dia, né?”, lembrou. “Trata-se de um círculo de renovação muito rápido. A luz do Sol demora apenas oito minutos para chegar até a terra. Então, é uma energia que a gente tem disponível com bastante fartura. É democrática e está disponível no país todo. É uma fonte cada vez mais importante da matriz energética mundial”, afirmou. “E, na Universidade, eu acho que a gente tem de ter uma atuação cada vez mais agressiva no sentido de promover a transição energética. A gente, que tem o conhecimento, tem dar o exemplo. Nós, enquanto instituição, temos condições de construir parcerias como essa com a Neoenergia e largar na frente”, acrescentou.

No sentido horário, o coordenador do Campus Sustentável, Luiz Carlos Pereira da Silva; a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti; o gerente da Neoenergia Elektro, Ricardo Gazolla e o prefeito de Limeira, Mário Botion: capacidade de gerar, a partir da luz solar, uma quantidade de energia suficiente para abastecer o equivalente a 300 residências

O Programa Campus Sustentável é uma parceria da Unicamp com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) iniciado em agosto de 2017 no âmbito do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e do PEE da Aneel. O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura do campus e, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, transformar os espaços da Universidade em um laboratório de sustentabilidade energética.

O sistema inaugurado em Limeira conta com 978 painéis

Reportagem reproduzida do Portal Unicamp

Autoria: Tote Nunes

Fotos: Antonio Scarpinetti | Daniel Lacopo (imagens aéreas)