Conferência 2023 da Energy Informatics Academy recebe artigos até 30 de junho

Conferência 2023 da Energy Informatics Academy recebe artigos até 30 de junho

Evento internacional será realizado em dezembro na Unicamp e contará com Escola de Verão em Informática e Energia

A Unicamp será a sede da Conferência 2023 da Energy Informatics Academy (EI.A 2023), evento internacional promovido pela Energy Informatics Academy que reúne pesquisadores e profissionais de todo o mundo para compartilharem suas pesquisas e projetos de aplicação de tecnologias digitais e processamento de informações para facilitar a transição global para sistemas energéticos sustentáveis e resilientes. A conferência será realizada de forma concomitante à Escola de Verão em Informática e Energia 2023 (Summer School in Energy Informatics). O evento conta com o apoio do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) e do Projeto Campus Sustentável.

As discussões realizadas durante o evento abordarão temas, na área da energia, relacionados a redes elétricas inteligentes (smart grids); district heating; transportes, indústrias, cidades e edifícios inteligentes; sectorial coupling; mercados e negócios em energia; e economia e finanças em energia. Já na área de informática, serão abordados: big data, análise e processamento de dados; inteligência artificial; internet das coisas e computação em nuvem; digital twins, simulações e modelagem; desenvolvimento de software; privacidade e cibersegurança; e tecnologias e sistemas de informação e comunicação.

As inscrições vão até o dia 31 de setembro, mas o prazo para envio de artigos termina no dia 30 de junho. As inscrições custam 250 euros para alunos de pós-graduação e 350 euros para profissionais da área.

Envio de artigos

A organização do evento recebe propostas de artigos em formato full paper (12-15 páginas excluindo referências) e short paper (6-11 páginas incluindo referências) até o dia 30 de junho. Os artigos aceitos e apresentados serão publicados na Lecture Notes in Computer Science (LNCS), da Editora Springer. Por isso, devem estar em inglês e seguir as normas de formatação da publicação.

Todas as propostas serão avaliadas por sistema peer-review, em painéis de, no mínimo, três especialistas. A divulgação dos artigos aprovados será em 5 de agosto.

Escola de Verão

A Escola de Verão em Informática e Energia 2023 tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estudantes de doutorado e mestrado e profissionais da área por meio de palestras e atividades práticas em torno de exemplos reais do setor e big data. A programação da Escola de Verão 2023 ocorrerão entre os dias 4 e 5 de dezembro.

São programadas três atividades principais:

– Introdução à competição Energy4cast Challenge 2023;

– Engenharia de características e Processamento de dados (Feature Engineering & Data Processing);

– Ajuste e treinamento de modelos (Model Tuning & Training).

O valor das inscrições para a Escola de Verão EI.A 2023 é de 150 euros. Todos os participantes inscritos estarão automaticamente inscritos na Conferência EI.A 2023.

Serviço
A submissão de artigos para a Conferência 2023 da Energy Informatics Academy e as inscrições para a Escola de Verão em Informática e Energia 2023 podem ser feitas clicando aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail “contact@energyinformatics.academy”, utilizando como assunto da mensagem “EI.A conference 2023”.

Fonte: CPTEn