Na Unicamp, Moradia Estudantil e Sustentabilidade Energética inspiram pesquisa de Iniciação Científica

Na Unicamp, Moradia Estudantil e Sustentabilidade Energética inspiram pesquisa de Iniciação Científica

Além dos recursos financeiros, a implantação dessa ideia exige da Moradia uma reforma estrutural, elétrica e hidráulica, pondera a estudante

Na Iniciação Científica (IC), Francisca Dulcinéia da Cruz Gomes, graduanda da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM|Unicamp), propõe a aplicação de energia solar fotovoltaica e outras melhorias para a Moradia Estudantil da Unicamp (ME|Unicamp). Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a sua pesquisa está vinculada ao Campus Sustentável|Unicamp, enfatizando o ODS 7   energia limpa e acessível. Ela foi pré-selecionada no 30º Congresso IC da Unicamp e, agora, concorre ao Prêmio do Programa Institucional de Bolsa de IC (Pibic|Unicamp).  

O estudo levantou o consumo de energia elétrica da ME|Unicamp nos últimos quatro anos, os custos gerados e a necessidade de soluções para o problema. O Registro de 2018 demonstra o consumo de pouco mais de 525 mil quilowatt-hora (kWh) de eletricidade, pagando, por isso, cerca de 372 mil reais. Ao comparar esses valores com o demonstrativo de 2021, houve uma redução de 100 kWh no consumo, o que, aparentemente, não impactou tão positivamente na conta de quase 420 mil reais paga pela Unicamp. O diagnóstico aponta a iluminação e o chuveiro elétrico sendo responsáveis pela maior despesa.

A estudante, que também reside na ME|Unicamp, explicou o potencial da energia fotovoltaica para a mudança dos modelos convencionais adotados pela geração de eletricidade nacional. Utilizando de tecnologias computacionais, ela simulou instalações fotovoltaicas em dois locais: nos telhados das residências e salas de estudos da ME|Unicamp, cenário que produziria um quantitativo de energia capaz de atender até 66% do consumo atual; e a outra opção para a instalação seria no estacionamento da Biblioteca Central da Unicamp, performance que daria conta de 100% da demanda.  

Outras informações advêm de formulários aplicados para o público residente (923 pessoas), majoritariamente estudantes (865 entre graduandos e pós-graduandos) e seus familiares (53 pessoas). Essa estratégia serviu para compreensão de hábitos dos moradores,  se são pessoas que desligam os aparelhos das tomadas e optam por equipamentos domésticos mais econômicos. Sobre medidas mais simples, como a substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes por Leds, que poderiam estar no cotidiano dos moradores, o levantamento evidencia a inexistência desse dispositivo elétrico mais eficiente em algumas das residências. 

Prêmio PIBIC

Na categoria Tecnológicas, Dulcinéia da Cruz participou virtualmente da Sessão organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP|Unicamp), na última quarta-feira, 12, e, novamente, apresentou sua pesquisa, mas num formato de pitch (exposição de até 5 minutos), concorrendo ao Prêmio Pibic|Unicamp. De acordo com a organização, 112 trabalhos de diversas áreas científicas foram pré-selecionados para essa segunda etapa, representando 10% daqueles que expuseram no 30º Congresso de IC e optaram por concorrer à premiação. O resultado final contemplará 20 dessas iniciativas na última semana deste mês.  

De acordo com a bolsista de IC, tão importante quanto o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias, a história desse espaço de acolhimento estudantil é suficientemente relevante para os seus interesses enquanto pesquisadora, já que a garantia do direito de acesso à moradia e as questões climáticas são problemas latentes da atualidade. Por isso, ela rememora as mobilizações e os protestos ocorridos em meados de 1980 e a participação de Joan Villà, arquiteto responsável pelo projeto que possibilitou a construção desse tipo de moradia comunitária, justificando suas escolhas. 

Além do apoio da Coordenação de Divisão de Sustentabilidade (CSus), da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi|Unicamp), de outros estudantes e pesquisadores, ela é orientada por Luiz Carlos Pereira da Silva, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC|Unicamp), coordenador do Campus Sustentável|Unicamp e diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn). Mais informações sobre a articulação dessa pesquisa, clique nesta matéria intitulada Grupo de trabalho realiza análise de viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos para casas da Moradia Estudantil da Unicamp, desenvolvida pela Depi|Unicamp.

 Inácio de Paula | texto escrito – jornalista de ciência