Gerenciamento do uso final de energia nas edificações da Unicamp

O Grupo de Trabalho (GT-5) cuida do uso e consumo final de energia elétrica nas edificações, desde os equipamentos utilizados até aspectos comportamentais. Isso inclui tanto a análise e a avaliação das instalações prediais quanto a arquitetura, as características construtivas e os arranjos dos ambientes internos.

Em abril de 2020, a iniciativa surge da aprovação do Plano de Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Energia (PD-SGEEU) e se soma aos outros grupos, por exemplo, os GTs I, II, III e IV, apresentados nas edições anteriores deste boletim. O objetivo é o fortalecimento do Sistema de Gestão de Energia (SGE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Dentre os componentes do sistema elétrico existentes nas edificações foram selecionados, para análise e avaliação, a climatização (ares condicionados), a iluminação interna dos ambientes e o uso de motores. Essa seleção foi decidida com base no consumo de energia dos componentes. Estima-se que o consumo de energia dos sistemas de climatização seja da ordem de 40% do consumo total no campus da Cidade Universitária Zeferino Vaz, englobando elementos conhecidos pelos usuários e fortemente impactados por aspectos comportamentais.

Para realização dos diagnósticos, análise dos problemas e proposições de ações de correção/mitigação, o GT-5 contou com a participação e o apoio de profissionais de diferentes áreas. Os trabalhos relativos ao levantamento da climatização foram desenvolvidos pelo Dr. Hildo Guillardi Jr. e pelo uso do banco de dados patrimonial da Universidade. O gráfico a seguir mostra a quantidade de aparelhos existentes instalados.

Para realização dos trabalhos relativos à climatização foram inicialmente selecionadas 10 unidades de maior consumo de energia, estimando serem responsáveis por 80% do consumo de energia da Unicamp,  o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Centro de Computação (CCUEC), a Faculdade de Engenharia de Alimentos (Fea), Faculdade de Engenharia Mecânica (Fem), Faculdade de Ciências Médicas (FCM),  o Hemocentro, Hospital das Clínicas (HC), Instituto de Biologia (IB), Instituto de Física (IFGW) e Instituto de Química (IQ). Posteriormente, a análise foi expandida para todas as unidades institucionais.

Os dados obtidos junto ao Centro para Manutenção de Equipamentos (Cemeq) mostraram muita variação no uso de seus serviços para limpeza, cálculos de carga térmica e demais trabalhos de manutenção preventiva e corretiva. Desde 2016 esse setor realizou 201 cálculos de carga térmica para essas 10 unidades, 2.639 manutenções preventivas e 3.794 manutenções corretivas.

Atendendo orientação da coordenação da Câmara Técnica de Gestão de Energia (CTGE), setor responsável pela submissão da proposta de criação do PD-SGEEU, as ações do GT-5  destacam melhorias nos processos de gestão, identificação e sistematização de indicadores e documentação dos procedimentos operacionais e seus fluxos.

Autor: equipe GT5

Imagens e edição de imagem:  Anderson Freitas