Seminário oficializa início dos trabalhos do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética

Seminário oficializa início dos trabalhos do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética

Outorgado em junho deste ano, o CPTEn é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP) contemplado pelas chamadas em Colaboração com a Fapesp

Com o tema “Diálogos de Integração”, o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn) realizou o seu primeiro seminário na terça-feira (9), na sala de Congregação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do CPTEn, Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, Luiz Eugênio Mello, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e Fernando Chucre, secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima-SP), foram alguns dos representantes que estiveram na cerimônia de abertura.

O evento marca o começo das atividades do novo centro de pesquisa da Unicamp e sua programação esteve aberta à participação geral durante a manhã. À tarde, houve uma oficina destinada a pesquisadores, professores e estudantes integrantes dos oito eixos temáticos que, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, propõem a transição energética para o Estado de São Paulo.

Para o diretor do CPTEn, à medida em que a ciência passa a fazer parte dos processos da administração pública, maior é a probabilidade de melhores decisões serem tomadas para os cidadãos. “O CPTEn é uma extensão do que estamos fazendo na Unicamp nos últimos cinco anos. Fizemos muitas pesquisas e existem muitos projetos na Unicamp para apoiar a gestão e a eficiência energética, as energias renováveis e a mobilidade elétrica. A ideia, agora, é estender isso para o Estado de São Paulo”, disse Silva, referindo-se ao uso público de energia em mais de 30 mil unidades consumidoras ligadas ao Estado.

Meirelles considera que essas novas atividades precisam estar direcionadas à formulação de políticas públicas. “Temos uma presença muito próxima do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, envolvendo 20 cidades, e esse pode ser um dos principais projetos para discutirmos com os seus prefeitos”, afirmou. O reitor enfatizou a presença de atores de diferentes áreas no CPTEn, como pesquisadores do Direito e da Educação, sublinhando a qualidade e o potencial de impacto dos trabalhos que serão desenvolvidos.

Foi sobre nessa interação que as professoras da PUC-SP Ivani Fazenda e Danúsia Arantes, pesquisadoras da Unicamp, ambas integrantes do CPTEn, expuseram o desafio frente à articulação do diálogo integrando distintos saberes no CPTEn e destacaram a necessidade para a resolução de problemas complexos. “Agir profissionalmente, de uma forma interdisciplinar, é ter a humildade de compreender que, apesar de tudo que estudamos nessa vida, esse conhecimento ainda é pequeno frente à grandiosidade que o mundo nos oferece”, disse Fazenda.

Dados da Sima-SP demonstram que, em 2021, 62% da matriz energética paulista era renovável, percentual superior ao nacional, que, no mesmo período, atingiu cerca de 45%. Essas informações foram apresentadas por Ricardo Cantarani, vice-diretor do CPTEn e coordenador de Petróleo, Gás e Biocombustíveis na Sima-SP, durante a exposição dos cenários para a transição energética. Independentemente de categoria, a cana-de-açúcar e os seus derivados são os insumos mais usados na matriz energética de São Paulo. Já a geração de energia por via hidráulica, solar e eólica respondem por 21% da matriz renovável e representam a segunda fonte mais expressiva nesse quesito.

A exposição contou, também, com a colaboração de Alfonso Blanco Bonilla, secretário executivo da Organização Latino-Americana de Energia (Olade), que expôs a situação latino-americana no quesito transição energética, e de Gilberto Jannuzzi, professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), que chamou atenção para os processos e principais resultados do Brazil Energy Programme (BEP).

Além de com a própria Unicamp, a Fapesp e a Sima-SP, o CPTEn tem parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel/Eletrobras) e a empresa Radaz. Integram também o grupo a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Nove de Julho (Uninove), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Delft University of Technology (TU Delft) e a Lappeenranta-Lahti University of Technology (LUT).

  • Outorgado em junho deste ano, o CPTEn é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD-SP) contemplado pelas chamadas em Colaboração com a Fapesp

Autor: Inácio de Paula | Escritório do Campus Sustentável

Fotos:  Antoninho Perri

Edição de imagem:  Alex Calixto