Entrevista: Numar Alfonso Blanco Bonilla, secretário executivo da Olade, destaca a importância do diálogo sobre energia entre países latino-americanos

Em abril de 2021, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Organização Latino-Americana de Energia (Olade) celebraram a assinatura do Acordo de Ampla Cooperação.  Já a entrevista a seguir ocorreu em setembro de 2021 e faz parte da quinta seção do livro Campus Sustentável: um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe. Nela, Numar Alfonso Blanco Bonilla, secretário  executivo da Olade, destaca a importância da parceria com a Unicamp como estratégia para a promoção da comunicação entre os setores energéticos dos países latino-americanos. Atualmente, a Olade está produzindo a versão desse livro em espanhol que, em seguida, será amplamente difundido nos mais de 27 países membros da Organização. Confira o que disse o secretário.

1. O que é a Organização Latino-americana de Energia (Olade) e como ela tem se relacionado com o setor energético brasileiro?

A Olade é uma organização intergovernamental internacional que busca o desenvolvimento do setor energético de seus 27 países membros. O Brasil é um dos países membros da nossa organização com os quais mantemos uma relação muito fluida de diálogo e trabalho conjunto através do exemplo de projetos e da participação de seus delegados em nossos órgãos de governança. A presença do Brasil na região é e sempre será relevante, não só pelo tamanho de sua economia, mas fundamentalmente por ser pioneira em muitas áreas do setor energético, marcando uma rota para os demais países da região.

2. Qual é a origem do diálogo da Olade com a Universidade Estadual de Campinas por meio do Campus Sustentável — Unicamp? Em outras palavras, como surgiu essa parceria?

A parceria ocorreu por profissionais vinculados na época à Olade representando o Brasil e que atualmente desenvolvem atividades com a Unicamp, refiro-me ao Ubiratan F. Castellano.

3. A Olade já havia colaborado com projetos semelhantes ao Campus Sustentável — Unicamp?

A Olade vem desenvolvendo alguns projetos na região relacionados à eficiência energética e energia sustentável. Mas, o projeto Campus Sustentável da Unicamp é o primeiro do gênero em que participamos.

4. Qual é o papel da Olade no desenvolvimento do Campus Sustentável — Unicamp?

O conhecimento e a experiência que surgem como resultado da execução deste projeto devem ser conhecidos pelo conglomerado energético para poder ser reproduzido em outros espaços dentro e fora do Brasil. Nesse contexto, o papel da Olade no projeto é apoiar seu desenvolvimento e facilitar a divulgação de seus resultados para a internacionalização do modelo Campus Sustentável — Unicamp na América Latina e no Caribe.

5. Como a Olade tem se posicionado em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 7 Energia Limpa e Acessível?

O trabalho da Olade está focado nas principais questões que ocupam a atenção do setor energético ao nível regional e global. Trata-se de questões como acesso, descarbonização da matriz energética por meio da incorporação de fontes limpas e renováveis, eficiência energética e eletromobilidade, sem negligenciar a equidade de gênero e a integração energética regional. Tudo isso em um contexto de desenvolvimento sustentável respeitando as realidades de cada país, sua disponibilidade de recursos naturais e o impacto nas economias locais e no desenvolvimento social.

6. Algo mais que você considera importante e não foi dito nas questões anteriores.

O Acordo firmado com a Unicamp, marca um novo caminho nas relações que podem ser geradas entre a academia e organizações internacionais como a Olade, com a qual podem ser identificados objetivos comuns e espaços de ação que podem ser complementados através do desenvolvimento de projetos conjuntos.