Entrevista: Renata Leite Falcão destaca o trabalho de telegestão no Laboratório Vivo Campus Sustentável — Unicamp

Entrevista: Renata Leite Falcão destaca o trabalho de telegestão no Laboratório Vivo Campus Sustentável — Unicamp

Esta entrevista foi realizada em agosto de 2021 e constitui a quinta seção do livro Campus Sustentável: um modelo de inovação em eficiência energética para a América Latina e o Caribe, lançado em dezembro do mesmo ano. Renata Leite Falcão, superintendente de programas de governo e superintendente interina de estratégia empresarial e gestão de participações (Eletrobras), destaca o início da parceria com o Campus Sustentável, mencionando alguns trabalhos realizados na Unicamp de telegestão e expõe outras iniciativas universitárias apoiadas pelo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel-Eletrobras). Confere o que diz a seguir a entrevistada. 

  1. Qual a origem do diálogo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel-Eletrobras) com a Unicamp pela parceria do Campus Sustentável — Unicamp?

Tomamos conhecimento do projeto Campus Sustentável da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em um evento realizado pela Universidade. Na ocasião, o Procel também apresentou o funcionamento da sua atual governança e como as instituições de ensino poderiam acessar as oportunidades oferecidas pelo Programa. Posteriormente, a Unicamp apresentou formalmente a proposta do projeto “Campus Sustentável”, associada às ações de eficiência que poderiam ser apoiadas pelo Procel, na consulta pública do Ministério de Minas e Energia (MME) que tratou, preliminarmente, das propostas para elaboração do 3.º Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR Procel). Essa proposta foi aprovada e priorizada pela governança do Programa e posteriormente se converteu em convênio de cooperação técnica entre as instituições.

 2. O Procel-Eletrobras já havia colaborado com projetos semelhantes ao Campus Sustentável — Unicamp?

O Procel possui um longo histórico de iniciativas voltadas para as universidades brasileiras. Tais iniciativas vão desde a capacitação laboratorial, criação de centros de excelência em eficiência energética e aplicações de tecnologias nos campi universitários em diversas regiões do país, utilizando o conceito de Laboratório Vivo. Ao todo, foram mais de 80 convênios desenvolvidos com esses propósitos. Semelhante ao Projeto Campus Sustentável, destaca-se a atuação do Procel na criação do Centro de Excelência em Iluminação Pública (CEIP) com a PUC-RS em 2005 e na iniciativa de avaliar sistemas de iluminação pública com tecnologia a LED em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora em 2009. Mais recentemente, também no âmbito do 3.º PAR Procel, foi celebrado o convênio com o Centro de Excelência em Energia do Acre (CEEAC), localizado no campus da UFAC, para promover ações que possam melhorar o desenvolvimento de projetos em iluminação pública na região Norte do país.

3. Qual o papel do Procel-Eletrobras no desenvolvimento do Campus Sustentável — Unicamp? 

O Procel tem o papel de levar a sua experiência em projetos de eficiência energética em sistema de iluminação pública e com apoio da Unicamp, desenvolver aplicações para telegestão do sistema e associá-las ao conceito de “cidades inteligentes”. O ambiente acadêmico extremamente rico em conhecimento e a diversidade de serviços no campus universitário da Unicamp são pontos extremamente favoráveis para simular a complexidade das cidades brasileiras e assim desenvolver soluções replicáveis para os entes federativos no país, aprimorando as políticas públicas voltadas para esse segmento. 

4. Como é o trabalho entre o Procel-Eletrobras e a Unicamp, especificamente com o Campus Sustentável? Ou seja, de que modo o referido programa se relaciona mais pragmaticamente com a iniciativa?

 As ações são voltadas para o desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, tendo a telegestão da iluminação pública como protagonista. Para o alcance desse resultado é necessária uma rotina de gestão do convênio e tratativas operacionais/ administrativas para acompanhamento das metas físicas que envolvem, contratações de serviços, especificações de produtos, implantação das soluções, análise de relatórios, entre outros. É esperada também uma grande troca de conhecimento técnico, dado o interesse mútuo no desenvolvimento do projeto. Da parte do Procel, a equipe técnica responsável deve contribuir com a experiência de quase 20 anos na implementação de projetos de iluminação pública, com uma visão das reais dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros nesse segmento. Assim, a relação do Procel com essa iniciativa do Campus Sustentável traz a missão de mitigar as dificuldades enfrentadas pelas municipalidades, acelerando a aplicação do conceito de cidades inteligentes em maior escala no Brasil. 

5. De onde vem o investimento financeiro aplicado pelo Procel-Eletrobras no Campus Sustentável — Unicamp? 

O recurso financeiro para todos os projetos no âmbito do PAR Procel está previsto na Lei n.º 13.280/2016, que no que lhe concerne altera a Lei n.º 9.991 que trata do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL.

6. Na busca de alternativas para problemas latentes do setor brasileiro de eletricidade, como o Procel-Eletrobras enxerga a relação entre políticas públicas nacionais e o empenho das instituições técnicas/científicas? Ou seja, como o Procel compreende esse funcionamento? 

Os Programas de Governo no setor elétrico, como o Procel, desenvolveram uma expertise relevante para auxiliar o MME na implementação de políticas públicas e capacidade de identificar soluções práticas para reduzir as barreiras de mercado. Isso permite um desenvolvimento mais acelerado do setor que muitas vezes é almejado pelos instrumentos de planejamento. No caso da Eficiência Energética, destaca-se o Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), com diretrizes para redução do consumo de energia até 2030. Nesse sentido, a atuação do Procel, na execução de ações de eficiência energética, e da academia, provendo pesquisa básica e desenvolvimento científico, tem sido determinante para que os resultados sejam alcançados. 

6. O que significa dizer Energia para novos tempos, pensando este enunciado ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais precisamente, tratando-se do ODS 7 Energia Acessível e Limpa? 

O mundo tem buscado cada vez mais soluções de produção de energia de forma sustentável. Essa é a perspectiva para os “novos tempos”, que também é a missão da Eletrobras como maior empresa de Energia Elétrica da América Latina e cuja matriz elétrica é mais de 90% renovável e limpa. E a eficiência energética talvez seja a melhor representação dessa frase e do cumprimento do ODS, pois a energia evitada pelas ações de eficiência energética cria uma “usina virtual” onde a energia efetivamente gerada é a mais barata e limpa contribuindo com o decréscimo de emissões de carbono. Obviamente, que um país em desenvolvimento como o Brasil sempre vai precisar ampliar a sua matriz energética para continuar crescendo, mas, com a adoção de ações de eficiência energética parte dos investimentos necessários em novas fontes de geração de energia elétrica podem ser postergados.

Inácio de Paula |  entrevista 
Giovana Sanches | ilustração