Na Unicamp, comitiva do setor de eletricidade do Peru visita Laboratório Vivo de Sustentabilidade Energética Campus Sustentável

Na Unicamp, comitiva do setor de eletricidade do Peru visita Laboratório Vivo de Sustentabilidade Energética Campus Sustentável

O grupo andou de ônibus elétrico e parou em pontos estratégicos para conhecer as instalações fotovoltaicas, como o quiosque

Uma comitiva formada por 10 integrantes esteve na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), terça-feira, 13, conhecendo as instalações do Laboratório Vivo de Sustentabilidade Energética. Integrantes dos dois países, Brasil e Peru, compartilharam experiências através de exposições no Escritório do Campus Sustentável — Unicamp e depois realizaram visitação pelos espaços da Cidade Universitária Zeferino Vaz.

De acordo com Rolf Sielfeld, líder da equipe de projetos de distribuição elétrica 4.0 da Giz-Niras, o encontro faz parte do projeto Distribuição Elétrica 4.0, que busca desenvolver redes elétricas inteligentes no mercado energético peruano. “Esse nosso projeto trabalha com quatro empresas de distribuição elétrica, promovendo a troca de conhecimento e tecnologias. E, dentro desse contexto, programamos uma viagem ao Brasil para conhecer a experiência brasileira nessa área”, explica.

Além do Ministério de Energia e Minas do país vizinho e da Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (sigla em alemão GIZ), representantes das empresas Hidrandina S.A., Distriluz, Electro Oriente S.A. e Sociedade Eléctrica do Sul (SEAL) participaram da excursão. Essas quatro últimas entidades buscam novas técnicas de gerenciamento e atualizações tecnológicas para suas redes de distribuição.    

Segundo Nestor Del Castillo, gerente de planejamento, gestão e regulação da Electro Oriente S.A., saber o modo como essas práticas são realizadas na Unicamp torna mais possível reproduzi-las no desenvolvimento elétrico peruano. “Coletar esse conhecimento e, através do marco teórico, pode aplicá-lo em cada uma dessas empresas”, enfatiza Del Castillo.  Para ele, essa interação entre os países produz também a possibilidade de novas parcerias.

Para os visitantes, Danúsia Arantes, pós-doutoranda da FEEC, expôs o panorama da organização e do gerenciamento do Laboratório Vivo de Sustentabilidade Energética Campus Sustentável. Já Thalita Dalbelo, coordenadora do Plano Diretor da Unicamp, destacou a importância do planejamento territorial da Universidade como projeção do espaço urbano externo. Hugo Figueroa, professor da FEEC, apresentou os possíveis diálogos entre universidades, entidades e empresas, enfatizando o impacto das políticas públicas.

Outros três subprojetos do Campus Sustentável — Unicamp, de mobilidade elétrica, iluminação pública e microrredes eficientes, resilientes e sustentáveis (sigla em inglês Merge), fizeram parte da agenda de exposições. Na oportunidade, a comitiva foi apresentada ainda a obra Campus Sustentável: um modelo de inovação em gestão energética para América Latina e o Caribe, recém-lançada, que será disponibilizada logo mais para baixar gratuitamente neste site.

  • Antonio José de Almeida Meirelles, professor e atual reitor da Unicamp, durante abertura do Enei 2022.

Inácio de Paula | Texto escrito 
Pablo Hernandez | Fotos