Planeta.Doc 2021 lança chamada para iniciativas da Unicamp

Planeta.Doc 2021 lança chamada para iniciativas da Unicamp

Inscrições para apresentação de resultados de pesquisa científica e tecnológica na área socioambiental

Conexões paradigmáticas é o tema do Planeta.doc Conferência 2021. O evento fomenta o debate acerca da sustentabilidade e acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro, remotamente. A organização convida pesquisadores, professores e estudantes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para o compartilhamento de pesquisas e projetos que demonstrem soluções para os problemas ligados às questões ambientais. 

As propostas aprovadas serão apresentadas em painéis orais, destinados para as universidades e escolas de ensino médio brasileiras. Segundo Mônica Linhares, diretora do Planeta.doc, os trabalhos submetidos podem dar ênfase a várias áreas do conhecimento científico e em suas especificidades, como uso de materiais, engenharia, saúde, genética, biodiversidade, florestas, água, oceanografia, entre outros. 

A submissão compreende duas etapas. Na primeira, basta cadastrar o seu grupo de pesquisa ou instituição no mapa de atores  da Rede Planetadoc.org [clique aqui] e, na segunda, acessar a GForms [clique aqui] e preencha os campos com as informações do seu projeto e/ou da sua pesquisa. 

O acordo de parceria foi assinado em fevereiro de 2021, por meio da Reitoria, quando a Unicamp se propôs a colaborar com a Conferência. “Através da parceria com a plataforma Planeta.doc, pretendemos ampliar o debate socioambiental na Unicamp e contribuir para o compartilhamento de conhecimento e experiências relacionadas à sustentabilidade”, destaca o Ofício. 

Festival Planeta.doc

O evento de divulgação científica integra ainda a sétima edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Festival Planeta.doc). A iniciativa dispõe para professores e estudantes o acesso a filmes que discutem assuntos socioambientais de vários países, mas com ênfase no Brasil. Por exemplo, a disciplina Estratégias Lixo Zero é uma das que já utilizou desse recurso. 

“O acordo de cooperação que a Unicamp fez com o Planeta.doc, mantendo-se dessa forma, é um instrumento robusto, poderoso de ensinagem”, é o que destaca Emília Rutkowski, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC – Unicamp). O que é mais interessante, segundo a pesquisadora, é a oportunidade que os estudantes têm de revisitar a plataforma. 

Mais informações sobre os eventos, conferência e festival, acesse o site: Planeta.doc 

Inácio de Paula | jornalista do Campus Sustentável – texto escrito 
Organização Planeta.doc 2021  – texto imagético