Verbete do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer

O Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (CEPLAN) foi criado em 1962, juntamente com a Universidade de Brasília (UnB), sob o nome Centro de Estudos e Planejamento, órgão de assessoramento da Reitoria. O mesmo Ato nomeou Oscar Niemeyer como Coordenador. Uma particularidade da UnB é que todos os planos e projetos arquitetônicos implantados foram elaborados internamente e, em boa medida, com a participação de professores.

Elaborado inicialmente por Lúcio Costa, arquiteto, o plano inicial do campus foi modificado por Oscar Niemeyer, que decidiu pela aglutinação dos Institutos Centrais da área científica em um único edifício – o Instituto Central de Ciências – e pela localização da Faculdade de Educação e de diversos edifícios – denominados Serviços Gerais – de caráter físico permanente e de uso provisório.

Desde sua criação, o CEPLAN está localizado num desses edifícios, o SG 10, projetado por Oscar Niemeyer e detalhado por João Filgueiras Lima (Lelé), no sítio histórico do campus Darcy Ribeiro. A tecnologia utilizada para sua construção foi pioneira na utilização de pré-moldados em concreto armado e possibilitou a montagem no período de 60 dias.

Ainda, nessa fase inicial, foram construídos blocos para residência dos professores (COLINA) e edifícios pré-fabricados em madeira. Externamente ao campus também foram construídas algumas edificações, tais como blocos residenciais na Asa Norte. Dentre os arquitetos responsáveis estavam Oscar Niemeyer, Lelé e Alcides da Rocha Miranda.

Após uma paralisação no final da década de sessenta, na década seguinte o CEPLAN foi renomeado como Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo (LEAU), embora tenha continuado a elaborar os planos e projetos arquitetônicos da UnB e assessorado o MEC, projetando para diversas universidades federais. Dessa fase vieram projetos icônicos, como o Restaurante Universitário, a Reitoria, a Biblioteca Central, a Faculdade de Tecnologia, a Faculdade de Ciências da Saúde, a Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, o Centro Olímpico, e a Casa do Estudante Universitário. Nomes como José Galbinski, Paulo Zimbres, Matheus Gorovitiz, Adilson Macedo e Érico Weidle estavam presentes.

Em 1985 o CEPLAN passou a ter a denominação que permanece até agora e foi criada a Prefeitura do Campus, órgão com quem compartilhou a responsabilidade pela elaboração de projetos até 2005. Nesse ínterim, foram projetados e implantados pavilhões de múltiplos usos, o Centro de Excelência em Turismo, sete blocos para professores e alunos, o Centro Comunitário, um dos blocos do Centro de Vivência, laboratórios e pavilhões de salas de aula.

Desde 2005 as atividades de planejamento da infraestrutura e de elaboração de projetos estão concentradas no CEPLAN. Foram projetados e implantados diversos edifícios decorrentes dos Planos UnB XXI e REUNI, além de outros com financiamento de outras fontes. Desse período podem ser citados o atual CEBRASPE, o Instituto de Biologia, o Instituto de Química e o prédio da Engenharia Florestal, além de unidades de ensino e docência para diversas faculdades e institutos, blocos para abrigar laboratórios de graduação, blocos de salas de aula e módulos para atividades comerciais e de serviços. A datar de 2017, o CEPLAN faz parte da Secretaria de Infraestrutura (INFRA) da universidade, que também conta com uma Diretoria de Obras.

Atualmente, a universidade caminha para um futuro mais ambientalmente e economicamente sustentável, com a geração de energia solar, aproveitando o grande potencial existente. Desde 2019, a INFRA licitou onze usinas fotovoltaicas, projetadas em parceria entre o CEPLAN e os docentes. A expectativa é que campi menores, como o da Faculdade do Gama, tornem-se autossuficientes em termos energéticos. Quando finalizadas todas as obras, a UnB terá o maior sistema de eficiência energética das universidades federais.

Este texto faz parte do quadro Conexão que constitui a primeira edição do Boletim Educação energética e consumo consciente.

Ceplan | UnB – texto escrito e fotos
Giovana Sanches | Campus Sustentável – texto imagético da capa