Chamada para matrícula na disciplina Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade

Chamada para matrícula na disciplina Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade

As aulas vão apresentar processos e discutir resultados de estudos que envolvem oito faculdades da Unicamp

“A proposta apresenta importante relevância ao abordar na  sua temática central questões relacionadas aos  Direitos Humanos, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Neste contexto, destaca-se o desdobramento do tema projeto Olhos no Futuro: curricularização interdisciplinar da extensão universitária”, explica Danúsia Arantes, pós-doutoranda da  Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC/Unicamp) e organizadora da Disciplina AM 020

O prazo para requererem matrícula iniciou dia 12 julho e se estende até 10 de agosto para estudante especial. Mas, atenção, a solicitação precisa ser realizada no e-DAC, um novo sistema utilizado para matrículas nas disciplinas ofertadas para o segundo semestre deste ano. Estudante regular basta clicar neste tutorial para saber como fazer seu requerimento. Se não for o seu caso, há possibilidade de cursar a disciplina como estudante especial. Crie sua conta no Sistema da Diretoria Acadêmica (DAC) para realizar a inscrição, acessando aqui.  

São 250 vagas disponíveis e as aulas ocorrerão pelo digital, todas as quartas-feiras das 19hs às 21hs (horário de Brasília).  A partir de grandes temas da atualidade, a disciplina enfatiza a curricularização interdisciplinar da extensão universitária por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim a tríade Direitos Humanos, Tecnologia e Sustentabilidade se une ao tripé universitário, Ensino, Pesquisa e Extensão, pela universalidade e diversidade da universidade.

De acordo com Arantes, a iniciativa didático-pedagógica se inspirou na concepção e vivências metodológicas construídas da integração das Faculdades de Engenharias Química (FEQ), Elétrica e de Computação (FEEC), Agrícola (FEAgri), Alimentos (FEA), Mecânica (FEM), também da Faculdade de Educação (FE), assim como dos Institutos de Geociências (IG) e  Artes (IA). Segundo Arantes, é a interdisciplinaridade  promovendo o  planejamento, as reflexões referentes aos saberes e as práticas que fomentam os avanços da temática de forma agregadora na formação acadêmica e profissional dos participantes. 

Estudante regular da Unicamp

Se você já tiver alguma inscrição realizada ou é aluno regular ou mesmo graduado pela Unicamp, os dados existentes serão exibidos automaticamente. Confirme se estão corretos, complete e atualize se necessário. Agora, se não é o seu caso, a seguir algumas informações indispensáveis para seu requerimento.  

Estudante Especial

Basicamente, o passo a passo é acessar o Sistema de Gestão Acadêmica > estudante especial > nova inscrição > ler as instruções e avançar > selecione o período letivo | 2021 (Tecnologia, Graduação) > depois o nível graduação > identifique sua categoria de estudante (formado em graduação; graduação em andamento; ou convênios entre universidades paulistas) > avance > leia e aceite os termos > avance novamente > no campo disciplina coloque AM020 e na turma A e clique salvar inscrição. Pronto, é só aguardar aceite.

Tenha em mãos os documentos de Registro Geral (RG) ou Carteira de Registro Nacional Migratória (CRNM), também o Cadastro de Pessoa Física (CPF), assim como o Código de Endereçamento Postal (CEP residencial) e uma foto recente digital. Se você NÃO é estudante regular ou ex-estudante da Unicamp, serão solicitados os documentos comprobatórios da sua formação, então já os tenha digitalizados.

Para quem já possui graduação tenha consigo o diploma (frente e verso) ou certificado de conclusão. Agora, caso esteja na condição de graduando(a), ou seja, estudante regular em outra instituição de ensino superior, antecipe o comprovante de matrícula e o histórico escolar (com notas e carga horária). 

Outra condição é para estudantes regulares de instituição pública paulista conveniada. Além do comprovante de matrícula e do histórico escolar (com notas e carga horária), providencie a carta da universidade onde você estuda que comprove o convênio. 

Observe que independentemente de estar ou não com o semestre trancado na sua instituição de origem, o importante é que os documentos enviados – comprovante de matrícula e histórico escolar – estejam atualizados. 

Não menos importante, se a sua documentação acadêmica for de outro país, disponibilize os documentos de legalização e tradução juramentada. Para mais informações acerca deste processo, clique aqui e siga as explicações da DAC. 

Resumidamente 

O requerimento se resume basicamente a três etapas e podem variar a depender da sua condição. Na 1ª etapa, precisa ser cadastrado seu usuário e senha. Em seguida, selecione o período 2º semestre | 2021 (Tecnologia, Graduação) e, na última etapa, digitar os seus dados e subir a documentação quando for o caso. Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a Diretoria Acadêmica

Inácio de Paula | SCDC do Campus Sustentável – texto escrito 
Giovana Sanches | SCDC do Campus Sustentável – texto imagético