Unicamp passa a fazer parte da Rede de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável

Trata-se de uma plataforma para aprendizagem, intercâmbio e parcerias para universidades da América Latina e Caribe, tendo como foco os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Com a presença de representantes de 79 países de todos os continentes, foi lançada na terça-feira, 6, a Rede de Universidades para o Desenvolvimento Sustentáveluma iniciativa do UNITAR, Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, ligado à ONU.

A Rede é uma plataforma para aprendizagem, intercâmbio e parcerias para universidades da América Latina e Caribe, sempre tendo como foco os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). A motivação para criação da Rede parte do reconhecimento do papel das universidades como atores fundamentais para que os ODS se materializem no futuro.

“A Rede vai permitir que as universidades conheçam iniciativas, atividades e programas de outras instituições no campo de aprendizagem dos ODS, possam criar parcerias entre si e com o UNITAR, e aprimorar seus modelos de ensino por meio do acesso exclusivo a material de aprendizagem oficial da ONU, documentação e recursos em torno dos ODS e do desenvolvimento sustentável”, explicou Marco Suazo, chefe do escritório do UNITAR em Nova York. 11 países já são parceiros da Rede. Do Brasil, além da Unicamp, participam a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O lançamento da rede contou ainda com a participação de Maria Francesca Spatolisano, secretária assistente de políticas e assuntos interinstitucionais do Departamento de Economia e Sociedade das Nações Unidas. “Não será possível atingir as metas da Agenda 2030 sem aprender uns com os outros”, disse a secretária. Ainda segundo ela, a pandemia agravou o problema do acesso à educação em muitos países e, nesse sentido, a iniciativa do UNITAR vai na direção de democratizar a educação.

Já o diretor executivo do UNITAR, Nilhil Seth, destacou a necessidade de compartilhar conhecimentos e assim acelerar o cumprimento das metas elencadas pelos 17 ODS, em especial a redução da pobreza, da fome e das desigualdades e a promoção da saúde. “A universidade tem um papel especial no sentido de influenciar os tomadores de decisão e gestores públicos”, afirmou.

Em sua fala, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, destacou o compromisso de incorporar as 17 metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas no dia a dia da Universidade. Ele mencionou a aprovação do Plano Diretor, cujas metas estão totalmente alinhadas com os ODS e o projeto do Campus Sustentável, com suas diversas iniciativas para uso mais sustentável de energia elétrica, entre elas a construção de pequenas centrais fotovoltaicas no campus de Barão Geraldo. “Atualmente, temos seis plantas operacionais, que também funcionam como laboratórios vivos para fins de aprendizagem e pesquisa”, destacou o reitor.

Ele também mencionou o projeto do HIDS, iniciativa coordenada pela Unicamp que envolve outras 13 instituições e que tem como principal objetivo criar um distrito modelo onde possam se reunir atores nacionais e internacionais no esforço de educar futuros líderes, criar conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras que irão contribuir para reduzir o consumo de água, mitigar as emissões de gases de efeito estufa e preservar meio ambiente.

“Como todos sabem, as universidades desempenham um papel crucial em liderar o mundo para um futuro melhor – um futuro em que nosso planeta seja saudável, as espécies selvagens prosperem e as pessoas respeitem umas às outras e vivam uma vida decente”, apontou Tom Zé.

“Esperamos que a nossa adesão à Rede nos permita aprender com a experiência de outras instituições de prestígio na América Latina, tanto quanto estamos ansiosos para compartilhar nosso conhecimento e colaborar tanto com o Unitar quanto com os membros da Rede em temas de importância crucial para o cumprimento dos ODS”, finalizou.

Na plataforma criada pelo UNITAR há um portal específico para alunos e outro para professores onde serão disponibilizados materiais sobre desenvolvimento sustentável, aquecimento global e sobre os ODS, elaborados pelo UNITAR e pela ONU. As universidades também poderão cadastrar cursos, projetos e eventos. É possível fazer buscas a partir de um ODS específico e também selecionando um país ou instituição.

Saiba mais em: Rede de Universidades para o Desenvolvimento Sustentável

Assista ao vídeo da cerimônia de lançamento:

Fonte: Site da Unicamp
Patrícia Mariuzzo | Comunicação HIDS