Planejamento urbano sustentável para os campi da Universidade Estadual de Campinas

As universidades, como espaços de produção do saber, são centros de formação de futuros profissionais tomadores de decisões sociais, políticas, econômicas e ambientais. A sustentabilidade nas instalações de seus campi é uma forma de incluir a produção do conhecimento através da promoção da cultura do desenvolvimento sustentável. Considerando os campi universitários como locus urbanos ou mesmo um microcosmo da sociedade, a mudança que começa no planejamento territorial de uma universidade é uma oportunidade de replicação em uma cidade.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu o Plano Diretor Integrado, ou simplesmente PD-Integrado, planejamento urbano que inclui a sustentabilidade no cotidiano da universidade. O objetivo do plano é integrar a gestão da Unicamp como universidade sustentável ao seu uso e ocupação do território. Para isso, foi utilizada uma metodologia colaborativa para elaboração e integração do PD-Integrado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O PD-Integrado incentiva a vivência social e o conforto ambiental urbano, de forma a atender às legislações ambientais vigentes; reduzir o impacto ambiental das instalações da universidade e valorizar a experiência dos estudantes, servidores, docentes e pesquisadores na sustentabilidade.

Seis áreas estão contempladas nesse planejamento: uso urbano e patrimônio, que define os setores de vocações e seus parâmetros de qualidade de ocupação, envolvendo a requalificação das áreas ocupadas e a expansão da Unicamp; meio ambiente, que estabelece as diretrizes voltadas para a conexão das áreas verdes e a proteção e recuperação dos cursos hídricos; infraestrutura urbana, que traz diretrizes para eficiência – energia, água, resíduos e informação; mobilidade e acessibilidade urbana, com diretrizes que estimulam o transporte público, a redução no uso de automóveis e a acessibilidade; integração social, que apresenta diretrizes de valorização e expansão das práticas de vivência social; e universidade e sociedade, com o direcionamento voltado para integração com a comunidade externa.

Laboratórios Vivos Unicamp

A elaboração do PD-Integrado ocorreu através de oficinas colaborativas para construção da leitura territorial atual; dos cenários futuros desejados; das diretrizes para alcançá-los e dos indicadores de sustentabilidade para monitoramento. As oficinas foram divididas entre quatro grupos de colaboração: técnica, formado pelos funcionários que trabalham com projetos e execuções na universidade; conceitual, formado por professores e pesquisadores que atuam na área da sustentabilidade urbana; consultiva, formado por câmaras técnicas de gestão e participativa, formado por toda a comunidade acadêmica dos seis campi universitários da Unicamp.

Os projetos resultantes das diretrizes estabelecidas para cada área de planejamento são desenvolvidos através de laboratórios vivos, espaços físicos e institucionais para desenvolvimento de processos colaborativos voltados para soluções inovadoras, com experimento, validação, desenvolvimento de protótipos e apresentação à comunidade.

Os laboratórios vivos permitem a integração efetiva entre pesquisa e inovação com a colaboração de profissionais técnicos, acadêmicos e usuários do espaço, apresentando-se como um nicho de transição para a sustentabilidade. Sua prosperidade resulta na transformação do espaço físico da Unicamp e impulsiona a replicação de seus resultados.

Os territórios dos campi são monitorados através de indicadores de sustentabilidade para universidades sustentáveis. O resultado esperado é que a transformação do espaço da Unicamp sob a perspectiva dos ODS torne a Unicamp uma das universidades com menor impacto ambiental e possa impulsionar sua replicação à comunidade local.

Mais informações: acesso a primeira edição do Boletim Educação energética e consumo consciente.

Plano Diretor Integrado – Unicamp | equipe | Texto escrito
Giovana Sanches | SCDC do Campus Sustentável | texto imagético