“Esperamos ter vários quiosques fotovoltaicos, como esse, na Unicamp”, diz coordenador do Campus Sustentável

“Esperamos ter vários quiosques fotovoltaicos, como esse, na Unicamp”, diz coordenador do Campus Sustentável

Inaugurado primeiro quiosque fotovoltaico, na Unicamp

O protótipo do quiosque fotovoltaico foi desenvolvido no âmbito do projeto Campus Sustentável – Unicamp, com a colaboração da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) financiou a obra por meio do seu orçamento e doações das empresas Solstício, Korner, Vítalis, ABB e CPFL Energia.

O evento aconteceu quinta-feira, 15, marcando a última inauguração realizada pela Gestão (2017-2021) Marcelo Knobel e Teresa Atvars. Além do reitor e da vice-reitora, estiveram presentes Eliana Amaral e Carlos Carducci, a pró-reitora e o assessor financeiro da PRG, Gabriela Celani, professora na FEC, Luiz Carlos e Fernando Vieira, respectivamente, o coordenador e o engenheiro mecânico do Campus Sustentável. 

Agora, a construção se soma às iniciativas do ônibus elétrico e das instalações de usinas fotovoltaicas, no campus Zeferino Vaz. Todas estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU). Segundo Luiz Carlos, por ser de fácil acesso e visível para usuários e visitantes, o Quiosque aproxima a comunidade da tecnologia de energia renovável fotovoltaica.

Ele cita os painéis de vidro duplo, utilizados na cobertura da obra. “Este tipo de painel é importante para o nosso objetivo, porque deixa o silício visível entre os dois vidros. As pessoas enxergarão os módulos de silício”, exemplifica. Usuários terão disponíveis tomadas e iluminação alimentadas pela energia elétrica fotovoltaica.

Como Luiz Carlos, a professora Gabriela Celani menciona impasses na conclusão do Quiosque, ocasionados pela pandemia e destaca a obra piloto como processo de experiências para outras ações. “Apesar de ser relativamente pequeno, ele tem toda uma complexidade. É um protótipo que nós podemos replicar em vários pontos da Universidade, para ter esses pontos em que você pode usufruir de uma sombra, sentar e carregar um celular ou laptop, se encontrar com alguém, e ainda com o aspecto pedagógico dessa cobertura fotovoltaica”, declara.

De acordo com Fernando Vieira foram instalados 6 kWp (quilowatt pico) de módulos fotovoltaicos. Em condições normais, significa que por ano o quiosque gere cerca de 9 MWh (megawatts-hora) de energia. O engenheiro analisa ser uma quantidade suficiente para manter mais do que quatro casas médias do Brasil.  

A empresa Solstício doou a instalação fotovoltaica e elétrica, enquanto a Korner contribuiu com a supervisão de engenharia da instalação da estrutura metálica e o fechamento. O inversor fotovoltaico foi uma doação da ABB, as lâmpadas e tomadas foram doadas pela Vitalis. A CPFL Energia deu os módulos fotovoltaicos BYD e os materiais elétricos para a instalação. 

Vídeo da inauguração

Fonte: YouTube da PRG – Unicamp

Inácio de Paula | jornalista de ciência do Campus Sustentável – texto escrito
Giovana Sanches | Ilustração do Campus Sustentável – texto imagético
Fotografia | Fernando Vieira – arquivo