19.04.2021 “Esperamos ter vários quiosques fotovoltaicos, como esse, na Unicamp”, diz coordenador do Campus Sustentável
Inaugurado primeiro quiosque fotovoltaico, na Unicamp
O protótipo do quiosque fotovoltaico foi desenvolvido no âmbito do projeto Campus Sustentável – Unicamp, com a colaboração da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) financiou a obra por meio do seu orçamento e doações das empresas Solstício, Korner, Vítalis, ABB e CPFL Energia.
O evento aconteceu quinta-feira, 15, marcando a última inauguração realizada pela Gestão (2017-2021) Marcelo Knobel e Teresa Atvars. Além do reitor e da vice-reitora, estiveram presentes Eliana Amaral e Carlos Carducci, a pró-reitora e o assessor financeiro da PRG, Gabriela Celani, professora na FEC, Luiz Carlos e Fernando Vieira, respectivamente, o coordenador e o engenheiro mecânico do Campus Sustentável.
Agora, a construção se soma às iniciativas do ônibus elétrico e das instalações de usinas fotovoltaicas, no campus Zeferino Vaz. Todas estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU). Segundo Luiz Carlos, por ser de fácil acesso e visível para usuários e visitantes, o Quiosque aproxima a comunidade da tecnologia de energia renovável fotovoltaica.
Ele cita os painéis de vidro duplo, utilizados na cobertura da obra. “Este tipo de painel é importante para o nosso objetivo, porque deixa o silício visível entre os dois vidros. As pessoas enxergarão os módulos de silício”, exemplifica. Usuários terão disponíveis tomadas e iluminação alimentadas pela energia elétrica fotovoltaica.
Como Luiz Carlos, a professora Gabriela Celani menciona impasses na conclusão do Quiosque, ocasionados pela pandemia e destaca a obra piloto como processo de experiências para outras ações. “Apesar de ser relativamente pequeno, ele tem toda uma complexidade. É um protótipo que nós podemos replicar em vários pontos da Universidade, para ter esses pontos em que você pode usufruir de uma sombra, sentar e carregar um celular ou laptop, se encontrar com alguém, e ainda com o aspecto pedagógico dessa cobertura fotovoltaica”, declara.
De acordo com Fernando Vieira foram instalados 6 kWp (quilowatt pico) de módulos fotovoltaicos. Em condições normais, significa que por ano o quiosque gere cerca de 9 MWh (megawatts-hora) de energia. O engenheiro analisa ser uma quantidade suficiente para manter mais do que quatro casas médias do Brasil.
A empresa Solstício doou a instalação fotovoltaica e elétrica, enquanto a Korner contribuiu com a supervisão de engenharia da instalação da estrutura metálica e o fechamento. O inversor fotovoltaico foi uma doação da ABB, as lâmpadas e tomadas foram doadas pela Vitalis. A CPFL Energia deu os módulos fotovoltaicos BYD e os materiais elétricos para a instalação.
Vídeo da inauguração
Fonte: YouTube da PRG – Unicamp
Inácio de Paula | jornalista de ciência do Campus Sustentável – texto escrito
Giovana Sanches | Ilustração do Campus Sustentável – texto imagético
Fotografia | Fernando Vieira – arquivo