Estudantes da Unicamp ganham prêmio em desafio global de Mobilidade Elétrica

Equipe é formada por estudantes de diversos cursos da Unicamp

Imagine que você tem um carro elétrico, more no Rio de Janeiro (BR), e vai usá-lo para ir até Toronto (CAN). A partir desta ideia, estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganharam a premiação no desafio global Lance seu Futuro (em inglês Pitch the Future), realizado pela empresa Shell, na última quinta-feira, 10.

Para solucionar possíveis impasses decorridos da distância entre os pontos de partida e chegada, a equipe Ecocar – Unicamp desenvolveu o Ecotrip. O aplicativo prevê limitações dos veículos elétricos e os efeitos ambientais causados pelo deslocamento, oportunizando um percurso mais curto e com baixo impacto ambiental.

André Felipe Guisasola, graduando de Engenharia Mecânica, conta que o desafio propôs a rota de viagem Rio de Janeiro (BR) a Toronto (CAN), mas destaca que a maior provocação era a de viabilizar viagens de longa distância com veículos elétricos.

“O aplicativo [Ecotrip] se assemelha a um GPS, o diferencial é que ele mapeia as emissões de CO2 [gás carbônico] envolvidas, a partir da análise do fator de emissão das cidades de abastecimento, e o impacto da temperatura na eficiência da bateria, vendo os limites de máxima eficiência e priorizando uma rota que passasse por cidades com temperaturas dentro do intervalo aceitável”, explica o acadêmico.

A aplicativo pergunta a você suas preferências para o percurso, ou seja, se você prioriza o tempo de viagem, as emissões de  CO2 ou a distância a ser percorrida. Com estas informações, a ferramenta identifica e projeta o impacto da temperatura da bateria do veículo, considerando o seu desempenho para a viagem.

A equipe utilizou o percurso exigido na competição como exemplo de aplicação e funcionamento da própria ferramenta. Segundo o estudante, o Ecotrip foi baseado em fatores condicionantes, como a temperatura e a necessidade de recarga, que limitam veículos elétricos de realizarem viagens de longa distância.

Equipe Ecocar – Unicamp 2020.

Inácio de Paula | Campus Sustentável – Texto escrito
Imagens fornecidas pelo grupo Ecocar