Campus Sustentável participa de conferência sobre Mobilidade Elétrica

Campus Sustentável participa de conferência sobre Mobilidade Elétrica

Brasil precisa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, até 2025, conforme Acordo de Paris

Mobilidade elétrica é uma das ações estratégicas que colaboram para que o Brasil alcance a sua meta de redução nos índices de gases poluentes e, por isso, tornou-se tema da Primeira Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica. Especialistas de diversos segmentos da área serão os responsáveis pela condução dos debates, que acontecem entre os dias 16 e 19 deste mês. As inscrições já estão abertas e são gratuitas.

Luiz Carlos, professor na FEEC/Unicamp e coordenador do Campus Sustentável, é um dos palestrantes. Ele vê o momento oportuno para discussão da inserção do tema nos currículos acadêmicos, garantindo assim a qualidade na formação de profissionais para essa demanda do mercado.  O professor cita projetos desenvolvidos na Unicamp que dialogam com o interesse da conferência.

“O Campus Sustentável como Laboratório Vivo também impacta o ensino e a capacitação de profissionais, por meio da pesquisa e do desenvolvimento de trabalhos de iniciação (científica), mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como criando infraestrutura para estudos de novas tecnologias, por exemplo, o ônibus elétrico e o eletroposto para recarga”, explica o coordenador.

Ao encontro disso, Marcel Martins, coordenador do portfólio de Transportes no Instituto Clima e Sociedade (iCS) e coordenador-executivo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), destaca Campinas e outras cidades que buscam inserir ônibus elétricos no transporte público. 

“A pandemia de Covid-19 pode retardar um pouco o avanço dessa agenda, mas várias cidades do país já preveem a implementação de ônibus elétricos em suas frotas, como Campinas, Salvador, Santo André, São Bernardo e São Paulo”, exemplifica Martins. 

Serão apresentadas ações concretas para promoção da mobilidade elétrica no Brasil, articulando noções de governança e cooperação para o desenvolvimento desse modelo.  É um tema fundamental para a sustentabilidade econômica e ambiental e o debate visibiliza desafios dessa implantação no território nacional.

Sustentabilidade

Informações da Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) mostram que o Brasil se comprometeu em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, até 2025. E, que ainda indicou uma contribuição subsequente de redução de 43% abaixo dos níveis de emissão de 2005, para 2030.

O coordenador de projeto da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e coordenador-executivo da PNME, Marcus Regis comenta que a semana da mobilidade elétrica faz parte das ações em prol da meta para o Brasil reduzir os seus índices de gases poluentes. Para tornar possível esse objetivo, segundo ele, é necessário o envolvimento de toda a sociedade, principalmente do setor de transportes.

“A implementação de políticas com esse propósito é urgente e fundamental para a retomada econômica no contexto mundial, ou seja, essas ações precisam levar em conta um futuro com carbono neutro. Dessa forma, entendemos que a Primeira Conferência da PNME será uma importante contribuição para essa mudança de cenário, com debates técnicos e apresentação de estudos” finaliza.



Inácio de Paula | Campus Sustentável – texto escrito
Ilustrações: Assessoria de Comunicação da 1ª Conferência da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.
Mais informações: acesse o site do evento, clicando aqui!