Campus Sustentável disponibiliza vídeos sobre Gestão Energética Inteligente Baseada em IoT

Campus Sustentável disponibiliza vídeos sobre Gestão Energética Inteligente Baseada em IoT

Estão disponíveis os vídeos do workshop sobre Gestão Energética Inteligente Baseada em IoT, ocorrido dia primeiro deste mês. Ao todo são nove vídeos organizados em uma playlist no canal do Campus Sustentável no YouTube. Nesta plataforma, há duas outras playlists com os vídeos do workshop: Energia Solar Fotovoltaica (1ª edição) e do workshop: Etiquetagem e Desempenho de edificações (2ª edição), realizados em junho e agosto, respectivamente, deste ano. Por meio desses eventos e de outras edições que ainda virão, o Campus Sustentável tem publicizado parte dos seus projetos e  suas pesquisas.  


Confira abaixo alguns dos vídeos da última edição: Gestão Energética Inteligente Baseada em IoT. Mas, clicando aqui você confere todas as participações. Além do mais, acompanhe a seguir algumas colocações pontuais de três palestrantes. 

GeniIoT
Luiz Brittes, professor na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp – Campus de Limeira, explica que o projeto GeniIoT faz parte de uma das áreas de pesquisas e de projetos de Eficiência Energética do Campus Sustentável. O pesquisador lembra que todo conceito de Campus Sustentável é apoiado na questão de eficiência energética, principalmente na da energia elétrica.
O conceito GeniIoT  se trata, segundo Brittes, de Gestão Energética Inteligente. É uma plataforma de monitoramento baseado em sensoriamento e Internet das Coisas — Internet of Things – IoT, que provê uma ferramenta de interação em tempo real com os usuários da energia elétrica.
Brittes expõe que esse projeto capta grandezas do ambiente, como temperatura, luminosidade, presença de pessoas, concentrações de gases e outras variáveis. Essas  informações dão condições para analisar o desempenho energético da instalação e também observar como as pessoas fazem esse consumo. Confira o vídeo a seguir da Palestra 3 – Projeto GeniIoT – Sistema para auxílio na Gestão Energética utilizando IoT e saiba mais sobre o projeto GeniIoT. 

A gestão energética inteligente é um conceito que relaciona a aplicação de tecnologias de digitalização. O GeniIoT utiliza da Internet das Coisas para iniciativas de eficiência energética, contribuindo para o uso racional de recursos naturais, exemplifica Gabrielly Cordeiro, doutoranda na FEM-Unicamp, ao se referir à energia.  
A doutoranda estrutura, por meio da sua pesquisa, um modelo de referência para implantação de tecnologias de digitalização que possua uma visão sobre os conceitos de produto, sistema, processo de desenvolvimento e negócio. “Este estudo também pode contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema de IoT no território nacional alinhado a condições locais. Deste modo, podemos cada vez mais superar os desafios em torno dos aspectos de padronização, conectividade, privacidade e segurança, por meio de conhecimentos gerados na experiência prática. Confira mais sobre a pesquisa da doutoranda no vídeo: Palestra 6 – Aplicando o conceito de Digitalização: Modelo para implantação de tecnologias de IoT. 
.

Juliana Ulian,  mestranda da FEM-Unicamp , desenvolve na sua pesquisa condições para a implantação de sistema de gestão inteligente para a iluminação pública da Unicamp – Campus de Barão Geraldo, utilizando de luminárias LED, dispositivos IoT, automação e Data Science
Com experiência na indústria e no mercado de iluminação e eficiência energética, Ulian considera que o uso de tecnologias e inovações otimiza recursos e operação. “Por outro lado, uma preocupação que nós do Campus Sustentável temos neste projeto é que pessoas, profissionais e entidades possam tomar decisões inteligentes a partir do uso de ferramentas inovadoras, que proporcionem em seus projetos maior sustentabilidade, economias em escala, melhor qualidade dos serviços prestados à comunidade”, declara Ulian. Confira mais desse projeto assistindo: Palestra 7 – Iluminação Pública para Cidades Inteligentes – IoT para gestão e eficiência energética

No entanto, Brittes esclarece que não existe cidade inteligente sem cidadãos inteligentes. Para ele, essa relação ainda é uma questão quase inexistente em alguns modelos de cidades inteligentes. “No fundo, a inteligência das coisas está nas pessoas, não essencialmente nas coisas. Então, a Internet das Coisas embora seja um grande potencial para alavancar benefícios de várias ordens, tanto mais benefícios ela irá obter se também ela for, digamos assim, uma internet das pessoas que integram pessoas.  Na questão da eficiência energética, então, o objetivo do projeto, o conceito  do projeto que se relaciona a smart city (cidade inteligente) é na verdade smart sitizen (cidadãos inteligentes)“, finaliza.

Inácio de Paula| Campus Sustentável – texto escrito
Giovana Sanches | Campus Sustentável – texto imagético