Projeto dos estudantes da engenharia elétrica é classificado para final nacional do concurso de Sustentabilidade

O projeto IntegraT foi submetido e selecionado para a etapa final nacional do concurso do EDP University Challenge2020, realizada em 29 de setembro. Josaphat Desbas e Gildo Rodrigues são graduandos de engenharia elétrica da Unicamp e orientados nesse desafio pelo professor  Luiz Carlos, coordenador do Campus Sustentável. A ideia da equipe relaciona eficiência energética e produção de energia elétrica.

Como proposta, o trio apresenta soluções tecnológicas na área de sustentabilidade para projetos de edificações com alto consumo de energia. Prevê ainda relatórios de consumo e produção de energia elétrica e de parâmetros de conforto ambiental. Os estudantes acrescentam que isso colabora para que os usuários não apenas monitorem – o que de todo modo já seria satisfatório, mas também planejem o consumo de energia a partir de padrões de conforto ambiental e do uso consciente dos espaços e da eletricidade.

“Com a integração de tecnologia focamos em proporcionar a diminuição do consumo de energia elétrica dos edifícios, em conjunto com a produção de energia elétrica, utilizando painéis solares para se atingir o conceito NZEB”, fundamenta Josaphat. O conceito (NZEB) dito pelo estudante se refere a construções que produzem energia elétrica em um nível muito próximo daquele que ela consome.

Para eles, o resultado satisfatório da participação tem sido possível também pelo conhecimento compartilhado e o apoio entre graduandos, pós-graduandos e professores. Geralmente esses colaboradores já se encontram debruçados sobre outros estudos que, em certa medida, dialogam com o IntegraT, como as equipes dos projetos GeniIoT e Plasma, mencionados por eles.

Concurso

O concurso é dividido em quatro etapas. Na primeira, 50 ideias foram pré-selecionadas e na fase seguinte, os projetos foram descritos em relatórios. Nessa seleção dez avançaram para a etapa atual, fase da qual sairá o resultado final da nacional.

A iniciativa do evento impacta no desenvolvimento da formação acadêmica e propôs o tema Sustentabilidade nesta 11ª edição, que premiará três ideias na etapa nacional, classificando-as para a disputa internacional.

“Neste mês [dia 29] iremos apresentar o projeto em formato de pitch [uma apresentação rápida e objetiva de três a dez minutos que tenta convencer quem assiste] para uma banca em um evento online. Os três projetos escolhidos pelo júri irão para a grande final internacional junto com outros seis projetos, três de Portugal e três de Espanha”, comenta Gildo.

Os estudantes se encontram confiantes diante do desafio e acreditam que o projeto submetido pode render bons resultados para além do concurso. “A nossa expectativa continua sendo a mesma de quando de quando fizemos a inscrição, que é de ganhar todas as fases apesar de respeitarmos o trabalho dos nossos competidores, estamos confiantes de que a ideia de um prédio NZEB, na universidade e o primeiro do país é realmente algo inovador”, finaliza Josaphat.

Assista o vídeo em que os estudantes fazem a apresentação do seu projeto, acesse aqui.

Inácio de Paula | Campus Sustentável – texto escrito

Texto imagético | arquivo pessoal da equipe entrevistada