Uma breve história do Campus Sustentável

Ao longo dos últimos três anos, a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp vem desenvolvendo projetos de conservação de energia e uso racional de energia elétrica, em seu campus, por meio de Chamada Pública da CPFL ENERGIA e de Chamada Estratégica e Prioritária, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Essas ações tiveram início com a aprovação do projeto Campus Sustentável, convênio firmado entre a Unicamp e a CPFL, por meio da Chamada Estratégica 001/2016, da ANEEL, a qual contemplava os dois Programas regulados pela Agência: Programa de Eficiência Energética (PEE) e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Por meio do projeto Campus Sustentável, foi realizada a troca de 3000 lâmpadas LED e a substituição de 41 aparelhos de ar condicionado, na Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM. Além disso, foram instaladas plantas fotovoltaicas, em algumas unidades do campus, totalizando uma minigeração de 534,72 kWp, conforme tabela abaixo, inaugurando assim, a primeira usina fotovoltaica da Unicamp:

Outro projeto de eficiência energética, desenvolvido no campus, foi aprovado na Chamada Pública SPF/PEE-CPFL ENERGIA, de 2018. As ações de conservação de energia e uso racional de energia elétrica foram aplicadas no Centro de Convenções e no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp – CDC/GMU, com o retrofit de todos os aparelhos de ar condicionado e lâmpadas LED, além de toda automação da quadra de esportes. Também, por meio desse projeto, além do GMU, foi realizada a substituição de 8100 lâmpadas LED em outras unidades da Universidade, como Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), as quais atingiram 100% de iluminação LED, além do Instituto de Artes (IA) que recebeu retrofit parcial.

Também vale destacar, a participação da Unicamp no Programa CPFL e RGE nos Hospitais. Tem-se a previsão do atendimento ao Hospital das Clínicas, CAISM, CECOM, Hemocentro, Gatrocentro e IOCAP, resultando na instalação de, aproximadamente, 1100 kW de geração fotovoltaica, 16000 lâmpadas LED, atingindo 100% de retrofit para LED, nas unidades da área de saúde da Universidade. Inclusa a automação e o monitoramento inteligente da central de água gelada do HC.

E, visando à consolidação desse movimento de eficientização da Unicamp, foram firmadas outras parcerias, com a aprovação de um projeto para o 3º PAR PROCEL, para retrofit e telegestão de todo o sistema de iluminação pública da Universidade.

Diante dessas ações, a Administração Central da Universidade inseriu a gestão da energia elétrica, como um projeto estratégico, o qual deve ser observado em toda a sua cadeia, desde a contratação de energia, a sua gestão e o seu uso final. E uma das ações, provenientes desse reconhecimento institucional, é a criação do Escritório de Projetos Especiais – Campus Sustentável, vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade – CGU. Ele conta com uma estrutura física e de recursos humanos, visando perenizar ações de eficiência energética no campus de Barão Geraldo, assim como nos demais campi da Unicamp.

Nesse sentido, por meio do Escritório, é possível acompanhar e apoiar os parceiros (empresas privadas e Poder Público), em todas as etapas do processo, desde a elaboração e aprovação de projetos, contratação, execução, medição e verificação, identificação de investimentos próprios em eficiência energética, na Universidade para ajuste de RCB final, bem como na etapa de elaboração de relatórios finais.

Dessa forma, por meio de submissão e aprovação de projetos em Chamadas Públicas, a Unicamp, por meio do seu corpo técnico, vem adquirindo grande experiência em ações de eficiência energética, tendo como objetivo, a transformação da Unicamp, na Universidade mais sustentável da América Latina e Caribe. Outros objetivos importantes incluem o engajamento da Universidade, para formação e capacitação de profissionais qualificados nos temas de eficiência energética e energias renováveis, para a continuidade e gestão dessas ações.

Prof. Dr. Luiz Carlos Pereira da Silva| Coordenador do Escritório de Projetos Especiais Campus Sustentável – Texto escrito

Lindinalva Candido Machado| Assistente Técnica do Escritório de Projetos Especiais Campus Sustentável – Texto escrito

Giovana Sanches | Campus Sustentável – Texto imagético