Na Unicamp, ações de eficiência energética geram Laboratório Vivo

Na Unicamp, ações de eficiência energética geram Laboratório Vivo

FEEC atinge 100% de lâmpadas led, com mais de duas mil unidades substituídas

Programa de Eficiência Energética realizado pelo Campus Sustentável ultrapassa marca de troca de mais de oito mil e cem lâmpadas fluorescentes por leds, na Unicamp. Entre os setores contemplados estão a Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), e o Instituto de Artes (IA). Ainda, o Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) foi beneficiado com essa ação, que além da substituição das peças de iluminação também foram colocados novos ares-condicionados nos seus auditórios.

Alexandre Diniz, diretor da FEEC, ressalta que o funcionamento das lâmpadas led dentro das instalações busca a eficiência energética e a maior durabilidade do produto. Segundo ele, a eficiência e a durabilidade das lâmpadas permitem reduzir o custo das contas de energia elétrica. Essa durabilidade retarda o aumento do resíduo eletrônico, tratando-se de uma vantagem ambiental. Para o diretor, outra vantagem ambiental está na emissão de luz das lâmpadas led, que não emitem na faixa do ultravioleta, evitando problemas de pele dos usuários.

“A FEEC indica para todas as unidades da Unicamp, residências e indústrias, a troca para lâmpadas led. A política para essa sistematização deve ser estabelecida por acordos ou financiamentos entre as empresas de energia e o governo, permitindo a troca das lâmpadas por um custo mais baixo para toda a população. Trocando as lâmpadas, os custos das contas dos usuários e da trocas dos produtos irão reduzir gradativamente. Além de que os resíduos eletrônicos e os problemas de pele da população poderão ser evitados”, pondera Diniz.

Fernando Vieira é engenheiro mecânico e tem acompanhado esse processo. Ele explica que essas ações contribuem não apenas no aparato tecnológico, o que de todo modo já seria satisfatório. De acordo com o que foi dito por Diniz, Vieira também enfatiza a economia no consumo de energia. Segundo ele, só com mudanças de lâmpadas leds, a Unicamp reduz aproximadamente 50% dos gastos que teria utilizando lâmpadas fluorescentes.

“O retrofit que tem sido realizado nos espaços prediais da Unicamp traz, além da economia de energia, uma modernização do equipamento substituído. Em alguns casos, proporcionando melhorias para os prédios, exemplo disso é a iluminação dos auditórios do GMU. Abaixamos as luminárias o que facilita a manutenção e colocamos iluminação setorizada, facilitando sua manutenção e possibilitando diferentes cenários na platéia[sic]”, exemplifica.

O engenheiro menciona ainda o desenvolvimento e instalação de um sistema de automação na iluminação da quadra do GMU. “Será instalado um sistema de automação para as luminárias da quadra, permitindo a dimerização e personalização da iluminação para os mais diversos eventos”, finaliza ele. Os investimentos são garantidos a partir da agilidade dos pesquisadores e servidores da Instituição em identificar demandas, elaborar projetos Relação de custo-benefício (RCB) e suas submissões às chamadas públicas promovidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

O começo

Lindinalva Candido Machado, assistente técnica do escritório, rememora que essas ações têm início bem antes, lá em 2016, junto com a aprovação do próprio Projeto Campus Sustentável. Ela explica que à época foi realizada a troca de três mil lâmpadas led e a substituição de quarenta e um aparelhos de ares-condicionados na Faculdade de Engenharia Mecânica – FEM. Nesse mesmo período, foram instaladas plantas fotovoltaicas em algumas unidades do campus, resultando na minigeração de energia e inauguração da primeira usina fotovoltaica da Unicamp.

“Essas ações tiveram início com a aprovação do projeto Campus Sustentável, convênio firmado entre a Unicamp e a CPFL, por meio da Chamada Estratégica 001/2016, da ANEEL, a qual contemplava os dois Programas regulados pela Agência: Programa de Eficiência Energética (PEE) e Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)”, finaliza Machado.

 

Inácio de Paula | Campus sustentável – texto escrito

Giovana Sanches | Campus sustentável – texto imagético