“Perita Criminal com formação em Engenharia”

Peritos Criminais: O que fazem? Onde vivem? O que comem? Como se reproduzem?

Você já ficou se perguntando em quantas áreas do conhecimento o Engenheiro atua? Já pensou ainda sobre a atuação de um Engenheiro dentro da Polícia? É isso mesmo! Hoje quero falar para vocês sobre o Perito Criminal com formação em Engenharia.

Sim, imagino que haja muitas dúvidas passando em sua cabeça, não é mesmo? Mas vamos ao que interessa: os Peritos Criminais estão a serviço da justiça e são responsáveis por gerar a prova técnica/pericial por meio da análise científica dos vestígios produzidos e deixados na prática de um crime. O resultado do trabalho de um perito é documentado num Laudo Pericial que será utilizado pelo Juiz responsável pelo caso.

Pelo Código de Processo Penal (Art. 158), toda infração que deixa vestígio deve ser periciada, mesmo que o acusado venha a confessar o crime. Visto a variedade dos crimes previstos no Código Penal (Homicídio, Furto, Tráfico, Crimes contábeis, Incêndios, etc), a perícia de crimes envolve conhecimento multidisciplinar e por isso é uma profissão que abrange diversas formações, incluindo engenharia.

Quais os Crimes específicos em engenharia?

No Estado de São Paulo os principais crimes atendidos por peritos engenheiros são os casos de Incêndios, Crimes Ambientais, Furtos de Energia e Água, Desmoronamento, Adulteração de Combustível, Desabamento, Acidentes de Trabalho, Eletroplessão, Crimes contra o Consumo, Esbulho Possessório e Acidente Aéreo.

Alguns casos famosos atendidos por equipes de Peritos Criminais de Engenharia no Brasil são os casos do Rompimento da Barragem de Brumadinho-MGem 2019 e o Desmoronamento das obras do Metrô de São Paulo em 2007.

O Perito é um policial?

Sim! Ainda que o Perito exerça uma função mais técnica dentro da Corporação, ele também é um policial e, portanto, possui porte de armas, distintivo e funcional.

Como é a rotina de trabalho?

Em São Paulo os Peritos que atendem os locais de crime realizam plantões de pelo menos 12h alternados de folgas. Quanto ao atendimento, dizemos que cada local é um, o que torna a profissão nem um pouco entediante.

Como se tornar um Perito Criminal?

Para se tornar um Perito Criminal é necessário prestar concurso público. Se você é Engenheiro e tem interesse em ser Perito Criminal há duas opções:

Prestar concurso para Perito Criminal Estadual, concorrendo de forma ampla a todas as vagas disponíveis para os peritos do seu Estado. Se você for aprovado, você realizará a formação na Academia de Polícia e conforme sua nota final poderá escolher seu local de trabalho. Neste momento é possível escolher atuar em um departamento especializado no atendimento de Engenharia.

Prestar concurso para Perito Criminal Federal, concorrendo apenas às vagas destinadas para a sua especialidade de Engenharia. Neste caso, além dos conhecimentos gerais exigidos nos Concursos Estaduais, você também passará por uma prova de conhecimentos específicos da área para o qual se candidatou. Se aprovado, você realiza a formação na Academia de Polícia Federal.

Curtiu saber um pouco dessa profissão? Se quiser saber mais a respeito, sugiro fazer uma busca na internet. Há muito conteúdo legal sobre o tema. E se quiser tirar dúvidas com uma perita engenheira, estamos aqui!

Roberta Moschetto | formada em Engenharia Elétrica pela Unicamp, Perita Criminal no Estado de São Paulo e Colaboradora do Campus Sustentável – Texto escrito.

Giovana Sanches | Campus Sustentável – Texto imagético.