“Ninguém nasce jornalista, estuda para ser jornalista”

É como essa reflexão acima, inspirada em Simone de Beauvoir, que inicio este texto. Não existe jornalista por vocação, no máximo algumas pessoas terão mais facilidade que outras na realização de algumas práticas quando inseridas no universo jornalístico. É pensando assim que tenho trilhado meu percurso acadêmico e profissional.

Atualmente, faço especialização em jornalismo científico no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – Labjor e mestrado em divulgação científica e cultural no Instituto de Estudos da Linguagem – Iel, ambos na Unicamp. Desde julho deste ano, atuo como jornalista de ciência no Projeto Campus Sustentável.

Iniciei minha graduação na Universidade Federal do Acre – Ufac, mas no terceiro período realizei transferência externa para Universidade Federal de Santa Maria campus de Frederico Westphalen- UFSM/FW, onde conclui o curso no primeiro semestre de 2019. Nesse período, também tive o prazer de estudar na condição de bolsista na Universidad Autónoma de Tlaxcala (UATx), no México. Logo em seguida, passei no processo seletivo dos programas de pós-graduação supracitados.

Antes de ingressar na Ufac, recordo que essa instituição sediava a 66ª edição da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). À época, estive em uma mesa-redonda promovida dentro desse evento. Era um bate-papo sobre jornalismo científico. Ali, ouvindo a professora do Labjor Graças Caldas, fiquei interessado pelo jornalismo científico. Anos se passaram e, hoje, estou por aqui, estudo nessa área e contribuo com um Projeto tão bonito, que é o Campus Sustentável.

Sim, eu sou acreano. Mais especificamente, do município de Tarauacá, interior do Acre. Sou jornalista de ciência, mas antes de tudo, jornalista. Considero importante me lembrar disso todos os dias, para não me desprender do fio que me conduz: o interesse público. É para e pela sociedade que busco todos os dias direcionar o meu trabalho.

Campus Sustentável

Então, desde o início da minha graduação, sempre escrevi sobre ciência e tecnologia, mas nunca me imaginei produzindo conteúdos relacionados ao setor energético, especificamente acerca de projetos e de pesquisas da produção de energia fotovoltaica. Isso tudo é muito novo, inesperado, desafiador. Do jeitinho que eu gosto! Nesse Projeto tenho me reinventado e por vários motivos, principalmente no que diz respeito a outros olhares e uma nova forma de me relacionar com e no mundo.

Somos uma equipe de comunicação, uma teia de relacionamento que se tece cotidianamente. Há outras pessoas nesse setor, sozinho não vou a lugar nenhum, e as considero importantíssimas. São mulheres admiráveis, profissionais e pesquisadoras, estudantes que colaboram com o meu crescimento. Em equipe, produzimos todos os conteúdos publicados neste site com muito zelo, respeito e ética. Esse tem sido nosso maior objetivo e desafio, informar à população sobre o que o Campus Sustentável realiza dentro e fora do espaço acadêmico e os impactos sociais desses trabalhos. De modo indissociável, publicizamos o conhecimento e sua aplicação em benefício à sociedade.

Hoje, sinto que já não sou mais o mesmo que ingressou nessa caminhada e acredito que ao trilhar outro percurso já não serei quem agora escreve. Eu vejo tudo isso como uma oportunidade única de crescimento profissional e realização pessoal. Criticamente apaixonado, não há como negar o quanto eu tenho me envolvido com esse campo científico. O que almejo é prestar um serviço de excelência e tenho me esforçado para isso. Para mim, é o que a sociedade merece – minha melhor versão. É o mínimo que posso fazer por quem sempre fez tudo por mim.

Quando propusemos esta Coluna Científica, foi para criar um diálogo mais horizontal com você, descristalizando o lugar de privilégio e de muito trabalho que é a comunidade científica. Foi para te convidar, vem com a gente! Veja quem somos, o que fazemos e você pode ser um(a) de nós, seja jornalista seja cientista. Ah, pode ser as duas coisas também, jornalista e cientista. Para essas duas funções, ninguém nasce pronto(a) é preciso estudar e aqui é a universidade.

Inácio de Paula |  Campus Sustentável – texto escrito

Giovana Sanches | Campus Sustentável – texto imagético