Pesquisadores do Campus Sustentável orientam andamento de projetos do Canadá

“Acreditamos e esperamos que esta seja uma iniciativa para estabelecer mais colaborações entre a UNICAMP e a MUN”,  manifesta pesquisador canadense

Grupo de mestrado em Ciência Aplicada em Sistemas de Energia da Memorial University of Newfoundland (MUN), do Canadá, recebeu orientações para o desenvolvimento dos seus projetos, na última sexta-feira, 14. O encontro aconteceu de modo remoto com pesquisadores do Projeto Campus Sustentável.

Albino Sebastian, Mithun Madhukumar, Soni T Raju e Tonse Suresh são formados em Engenharia Elétrica e acreditam que sistemas de energia e potência da engenharia renovável, assim como a integração de rede, contribuem com soluções da demanda por energia sustentável, por meio de um sistema inteligente e ecologicamente correto.

Os pesquisadores canadenses buscam construir a rede híbrida AC/DC no software ETAP. “Mas nossa equipe não tem a experiência necessária para modelar o controlador de micro-rede e realizar simulações de Software in-Loop (SIL) ou de Hardware In-Loop (HIL). Como a Unicamp já implementou o sistema em seu Campus, será de grande ajuda saber como foi feito isso, especialmente na fase inicial do modelo do sistema e da simulação”, justifica Madhukumar.

Segundo ele, conhecer mais sobre o laboratório vivo de geração renovável, mobilidade elétrica, eficiência energética, monitoramento e gerenciamento da demanda de energia na Unicamp, ajuda o seu grupo alcançar sucesso nos seus projetos. O pesquisador ressalta o interesse no monitoramento e gerenciamento da demanda de energia, para controladores de micro-rede e para os vários softwares de simulação, já aplicados na Unicamp.

“Como instituição de pesquisa líder em integração de energias renováveis, eficiência energética, internet das coisas e mobilidade elétrica, trabalhar com a Unicamp será de grande prestígio para nós. Como nosso projeto está focado principalmente no modelo proposto de Smart Grid na MUN, a experiência do Campus Sustentável nesta área será de grande ajuda. Especialmente em modelagem e simulações de Software-in-the-Loop dos sistemas de Rede Inteligente e de Gerenciamento de Energia”, explica.

Contato

O primeiro contato se deu por e-mail, com o Professor Luiz Carlos, coordenador do Projeto Campus Sustentável, em maio.  Guilherme Martinelli, acadêmico de Engenharia Elétrica e estagiário do Projeto, agilizou os primeiros contatos.  A partir de então, mensagens foram trocadas, segundo Martinelli, nos diálogos houve repasses de documentos de orientação.

“No e-mail, eles diziam que estavam fascinados com o nosso trabalho realizado na Unicamp e adorariam realizar uma parceria conosco para guiá-los e orientá-los em seu projeto. Até que no último dia quatorze, conseguimos realizar a primeira reunião entre as equipes, brasileira e canadense”.

Segundo o acadêmico, nesse primeiro encontro foi possível orientá-los em tópicos de sistemas fotovoltaicos, como softwares para simulação, dimensionamento, efeitos do problema de sombreamentos e como superá-los. Além disso, foram fornecidas algumas orientações para técnicas de Gerenciamento de Energia em uma rede inteligente.

“Por se tratar de uma Universidade estrangeira, essa parceria nos propicia troca de ideias, perspectivas e realidades sobre sustentabilidade energética. Essa parceria nos ajuda também aumentar nossa visibilidade internacional, podendo fazer com que outras Universidades ao redor do mundo conheçam nosso trabalho e se inspirem a deixar o Planeta um lugar mais sustentável”, finaliza Martinelli.

Inácio de Paula | Campus Sustentável – texto escrito

Stephanie Biasotto | Campus Sustentável – tradução