Inscrição para Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil

Inscrições online, com submissão da documentação, entre os dias 27 a 31 de julho de 2020

Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas comunica a abertura do novo programa de pós-graduação lato sensu, intitulado Especialização em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil (Curso 90E). O Programa tem o objetivo de colocar em prática pesquisas científicas ligadas ao ambiente urbano dentro de uma perspectiva sócio-ambiental. O curso compreenderá atividades teóricas e práticas, além de um Trabalho de Conclusão de Curso, ao longo de 12 meses, em regime de dedicação integral.

Poderá se candidatar à Especialização AU/EC o diplomado em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Urbana, Engenharia Florestal, Saneamento Ambiental, Agronomia, Computação, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Turismo ou outras áreas afins, com curso superior reconhecido pelo MEC, com colação de grau obtida há no máximo 5 anos, na data de início do curso. É desejável o conhecimento de softwares nas áreas de SIG, representação, CAD, modelagem paramétrica, ilustração, tratamento de imagem, animação, criação de websites e tratamento de dados.

Em consequência da a crise sanitária ocasionada pela pandemia da Covid19, o curso de Especialização AU/EC – Turma 2020 iniciará suas atividades em regime não-presencial, seguindo a Resolução GR nº. 72/2020, de 29/06/2020 da Unicamp. Assim que essa Resolução for revogada, as atividades passarão a ser realizadas de forma presencial no Campus Zeferino Vaz, em Barão Geraldo – Campinas. Todas as disciplinas estão sujeitas a adaptações durante o período de atividades remotas.

A Especialização AU/EC propõe como tema o desenvolvimento do projeto urbano para o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Os participantes terão a oportunidade de interagir com uma equipe de professores, pesquisadores, instituições públicas e empresas envolvidas nesse projeto interdisciplinar de formulação de propostas para o uso e ocupação da área do Pólo de Alta Tecnologia, na região norte de Campinas. Como resultado, terão uma formação profissional altamente especializada.

Neste primeiro oferecimento, serão abertas 15 vagas, das quais pelo menos 5 serão destinadas a Arquitetos e/ou Urbanistas. O curso será gratuito e serão concedidas bolsas para os 10 primeiros classificados no processo seletivo, no valor de R$1.500,00 mensais, pelo período improrrogável de 12 meses a partir do início do curso.

Os candidatos selecionados para o recebimento de bolsa não poderão ter vínculo empregatício durante a vigência da mesma, exceto no caso de estarem afastados com prejuízo de vencimentos (licença não remunerada). Eles deverão entregar dois relatórios com a avaliação do orientador, um no meio e outro no fim do período de bolsa. Será permitido aos bolsistas atuar no ensino mediante prévia autorização da coordenação de Pós-Graduação da FEC, assim como exercer atividade técnica esporádica, desde que sem vínculo empregatício. Servidores da Unicamp não podem receber bolsa do programa. Na necessidade de substituir algum aluno bolsista, será respeitada a colocação no processo seletivo dentre os candidatos aceitos sem bolsa.

Todos os candidatos selecionados (com ou sem bolsa) deverão participar integralmente das atividades teóricas e práticas previstas no plano do curso. O programa se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

Todas informações contidas aqui foram retiradas da página Especialização AU/EC 2020-21, que deve ser acessada para mais detalhes sobre o processo.