Pesquisadores eletricistas ganham prêmio de Melhor Artigo

Ilustração Campus Sustentável

Pesquisadores eletricistas ganham prêmio de Melhor Artigo

Simpósio ocorreria na Holanda, mas teve sua primeira edição pelo digital

Rafael Kotchetkoff Carneiro, mestrando em Engenharia Elétrica na Unicamp, saiu do 29º Simpósio Internacional de Eletrônica Industrial com a premiação de Melhor Artigo. O evento foi organizado pela Universidade de Tecnologia de Deft e discutiu sobre o tema Energia elétrica sustentável entre os dias 17 a 19 deste mês. O artigo premiado conta com co-autorias do prof. José Antenor Pomílio e do pesquisador de pós-doutorado João Ota.

Arquivo pessoal: Rafael Kotchetkoff Carneiro, mestrando em Engenharia Elétrica na Unicamp.

Rafael diz que o artigo Medições de campo de emissões não-intencionais acima de 2kHz em instalações de inversores fotovoltaico é uma demonstração daquilo que ele tem desenvolvido no mestrado. Ele entende alguns efeitos que os inversores fotovoltaicos provocam na rede elétrica, e assim contribui para o aperfeiçoamento das normas dessas ferramentas. Os resultados sinalizados ultrapassam os interesses do seu projeto e colaboram com diversos outros equipamentos que utilizam de conversores eletrônicos de potência para sua construção, como carregadores de carro elétricos e iluminação LED.

“A sociedade terá a possibilidade de continuar expandindo, com qualidade de inversores e de energia elétrica, a adesão a sistemas solares fotovoltaicos de geração de energia limpa e renovável”. É isso que justifica Rafael, ao ressaltar que ele e seus orientadores participam das comissões técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para verificar a possibilidade de inclusão dos resultados deste estudo na revisão das normas ABNT NBR 16149 E 16150.

O sistema fotovoltaico transforma energia solar em energia elétrica com ajuda de um inversor fotovoltaico, que é o objeto estudado pelo mestrando. O inversor é uma ferramenta mediadora, entre a placa solar e a rede elétrica. Depois que a energia é captada pela placa, ela passa pela ferramenta – o inversor fotovoltaico – e sai pronta para ser consumida pelos imóveis e eletrodomésticos. Um sistema como esse em qualquer rede elétrica reduz e pode até zerar a conta de energia que você paga mensalmente,  como já acontece na Unicamp.

Os pesquisadores já têm o próximo encontro marcado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE). Com o aceite em mãos, apresentam-se em agosto, quando farão “uma revisão bibliográfica sobre estes efeitos e estudamos formas de medição, possíveis efeitos adversos e ferramentas matemáticas para este estudo”, finaliza Rafael.

Inácio de Paula | Campus sustentável – texto escrito

Giovana Sanches | Campus sustentável – texto imagético