Pelo digital, pesquisadores discutem energia limpa e renovável

“utilização de energia solar permite reduzir a dependência de combustíveis fósseis e emissão de gases de efeito estufa”, alerta a pesquisadora Karen de Melo.

Ilustração: Giovana Sanches | Campus Sustentável

Pesquisadores compartilharam estudos e projetos sobre energia fotovoltaica desenvolvidos na Unicamp. Estudantes e profissionais interagiram, na última quinta-feira, 18, digitalmente, com o público e explicaram técnicas e processos que transformam energia solar em corrente elétrica, ou seja, energia fotovoltaica.

Karen de Melo, doutoranda em Engenharia Elétrica (Unicamp), foi uma das palestrantes. Ela desenvolve um dispositivo lógico – software – que processa dados utilizados para melhorar as instalações e aperfeiçoar o funcionamento das placas solares. Isso é somente um dos desdobramentos da sua pesquisa e esses são apenas dois benefícios dessa ferramenta.

“O software dimensiona o sistema [fotovoltaico] e estima a quantidade de energia elétrica que vai ser gerada. Ele serve para vários sistemas”, explica a pesquisadora. Segundo ela, o estudo dos algoritmos colabora para o desenvolvimento de ferramentas que substituem meios inacessíveis, como a compra de uma estação (solarimétrica) medidora de parâmetros solares, e amplia funcionalidades, por exemplo, o dispositivo tem alcance ilimitado e pode ser usado em outros projetos da mesma natureza.

Atualmente, por meio das instalações de sistemas fotovoltaicos, a Unicamp economiza em torno de 280 mil reais por ano na conta de energia e incluirá também ônibus elétrico no sistema interno de transporte da universidade. Esses são resultados das pesquisas e dos projetos ligados ao Campus Sustentável, assim como o da pesquisadora Karen de Mello, apresentados durante o evento, e que precisam de mais financiamentos.

Parcerias

Luiz Carlos, coordenador do Campus Sustentável, esclarece que a maior parte das parcerias é assegurada mediante leis. Segundo ele, empresas que podem apoiar essas pesquisas geralmente são multinacionais que atuam aqui no Brasil, mas possuem os seus centros de pesquisas em suas matrizes, na América do Norte, na Europa e na Ásia.

“No Brasil, o que temos são leis tentando reverter esse fluxo e recuperar o potencial do país em desenvolver tecnologias e soluções adequadas com as nossas condições por meio desses incentivos”, finaliza o coordenador.

Atualmente, o Projeto Campus Sustentável conta com 15 parcerias. Todo o evento foi gravado e será disponibilizado logo mais, no canal do YouTube do Campus Sustentável. Para saber o dia da publicação deste vídeo e poder assistir, saber de todos os estudos e projetos que foram apresentados, basta seguir os perfis do Campus Sustentável no Facebook @campusustunicamp, no Instagram @campussustentavelunicamp e no LinkedIn Campus Sustentável Unicamp.

Inácio de Paula | Campus Sustentável – texto escrito

Giovana Sanches | Campus Sustentável – texto imagético