Chamada Pública de Projetos – Programa de Eficiência Energética – PEE

Chamada Pública de Projetos – Programa de Eficiência Energética – PEE

O Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras de energia é regido pelo PROPEE – ANEEL, aprovado pela REN 830/2018, que estabelece a necessidade de realizar anualmente uma Chamada Pública de Projetos (CPP) pelas distribuidoras de energia com mercado maior que 1.000 GWh/ano. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia que se enquadram nesta regulamentação (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE) realizam este processo anualmente desde 2014.

A CPP contempla projetos de diferentes segmentos: Industrial, Residencial, Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural, disponibilizando recursos financeiros para estas classes de clientes. É importante ressaltar que cada cliente concorre pelo recurso disponível para seu segmento de mercado.

A CPFL realiza a análise destes projetos com foco: documental (análise dos documentos solicitados), técnica (avaliação da viabilidade do projeto), compliance (avaliação do cliente sob a ótica das leis anticorrupção), crédito (análise de crédito e da saúde financeira do cliente proponente) e ranking (pontuação e classificação dos projetos). O resultado da CPP é publicado no site da CPFL e os projetos aprovados são formalizados com a assinatura de Termos de Cooperação ou Contratos de Desempenho, conforme o caso.

Do site da CPFL Energia. Para mais informações sobre o processo e acesso aos editais, clique aqui.