Usina Fotovoltaica é inaugurada no Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Com as presenças do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), do vice-presidente de operações regulares da CPFL Energia, Luis Henrique Ferreira Pinto, do diretor do IOU, Agricio Crespo, entre outros convidados, foi entregue a Usina Fotovoltaica do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU). A cerimônia, realizada dia 1º dezembro, faz parte do projeto da concessionária de eficiência energética em hospitais. Também esteve presente o professor da Unicamp e presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP América Latina), Jurandir Fernandes. O evento ocorreu no prédio do IOU, que está em fase final de construção.

No telhado do IOU foram instaladas 162 placas fotovoltaicas. O prédio tem arquitetura e construção orientadas para a sustentabilidade. A usina tem potência de 65,6 kWp, equivalente à energia mensal consumida por 40 residências, e capacidade de geração anual de 96 MWh. De acordo com informações da CPFL, o sistema evita a emissão de 10,2 toneladas de CO2 na atmosfera – o que corresponde ao plantio de 61 novas árvores.

O reitor agradeceu à CPFL Energia e à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pela parceria. Antonio Meirelles destacou, ainda, os trabalhos realizados pelos profissionais da Unicamp por meio do projeto Campus Sustentável, destacando a presença no evento do professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Luiz Carlos Pereira da Silva, ganhador do prêmio Personalidade de Tecnologia de 2021 na categoria Energia Sustentável. “O IOU é o novo equipamento da área da saúde da Unicamp. Estamos buscando alternativas para minimizar os custos da universidade sem comprometer o atendimento prestado à comunidade”, afirmou o reitor. Ele ressaltou, também, que as parcerias com o setor privado contribuíram para “o importante papel da universidade que é formar pessoas”.

Acesso o texto na íntegra, clique aqui no site da Unicamp.

Autor | Celso Oliveira
Foto | Antoninho Perri